top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

PINHA RESERVA RIBERO SANTO 2016 – DÃO - PORTUGAL

As vinhas no Dão são circundadas por pinhais. Na floração o pólen é transportado pelo vento, levando os seus aromas aos vinhos do Dão. Este vinho tinto é produzido na adega do Ribeiro Santo com as castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta-Roriz.

A Região Demarcada do Dão é uma das mais antigas Regiões Vitivinícolas de Portugal, que data de 1908. Localizada no centro de Portugal, em uma região montanhosa que vai dos 400 aos 700m de altitude, tendo como ponto de referência a Serra da Estrela, a mais alta de Portugal continental. O seu nome vem do rio que atravessa a região - o Rio Dão.


As características dos vinhos são fortemente marcadas pelo terreno granítico e pelo fato de as vinhas se encontrarem inseridas em florestas de pinheiros e eucaliptos.


As vinhas do Ribero Santo foram plantadas num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela. Toda a vinha encontra-se em regime de Produção Integrada demonstrando a grande preocupação com as questões ambientais. A união de práticas culturais associadas à utilização criteriosa de produtos biológicos que respeitam o ambiente origina produções equilibradas


● Corte de uvas: corte das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta-Roriz.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso. Nariz com aromas de frutas silvestres vermelhas e escuras frescas (ameixa, cereja), toques florais de especiarias e leves notas minerais. Paladar equilibrado entre taninos finos e secos e boa acidez. Muito elegante e gostoso. Recomendo ter a segunda garrafa por perto.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por 4 a 5 anos fácil.


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de porco, leitão, massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Acompanhou muito bem uma lasanha.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – $$


Onde Comprar: Em BH: CASA RIO VERDE - Loja de Lourdes - Praça Marília de Dirceu, 104 - Tel: (31) 3275-1237 - Whatsapp: (31) 99757-2108 – peça pelo Delivery: 31 3116-2301

bottom of page