top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ESTEBAN MARTIN GARNACHA – SYRAH 2020 – CARIÑENA - ESPANHA

Vinícola familiar localizada na região do Alto Ebro, fundada em 2003 e que acabou se tornando uma referência pelo pioneirismo na produção de vinhos orgânicos, veganos e sustentáveis, unindo o respeito ao meio ambiente a processos inovadores que resultam em vinhos de destaque no mercado.

A região de Aragão sempre foi conhecida pela tradição de produzir vinhos rústicos e artesanais, mas ainda reserva outras gratas surpresas aos apreciadores dos bons rótulos como no caso da vinícola Esteban Martín, situada aos pés da Sierra de Algairén, na cidade de Cariñena. Embora tenha sido inaugurada em 2003, a trajetória da vinícola Esteban Martín tem início nos anos 1980, quando Miguel Antonio Esteban e Asunción Martín decidiram comprar 150 hectares de vinhedos em uma das melhores localizações de Cariñena.


Com o passar dos anos, a família adquiriu novos terrenos gradualmente, até que tomou a decisão de fundar a vinícola com uma proposta inovadora, que respeitasse as demandas atuais de atenção ao meio ambiente. Nos dias atuais, a Esteban Martín dispõe de 400 hectares de vinhedos, onde a família cultiva as castas mais adequadas ao solo da Denominação de Origem Protegida (D.O.P) Cariñena: Garnacha, Tempranillo, Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah. Viura e Chardonnay estão entre as brancas.


● Corte de uvas: Corte de Uvas Garnacha e Syrah.


● Notas de Degustação: Vinho tinto de cor rubi, brilhante e intensa, com certa profundidade. O nariz mostra frutas escuras como ameixa, especiaria doce de baunilha e discreto toque de madeira. Na boca é seco, de corpo leve para médio, taninos macios e acidez na medida certa criando um conjunto fácil de beber e de gostar. Bem equilibrado, tem um final elegante, longo e persistente. 13,5% de Álcool.


● Estimativa de Guarda: potencial de guarda é de 4 anos, portanto pode guardar por mais 2 anos.


Reconhecimentos de Críticos e Revistas Especializadas: As safras 2018 e 2019 receberam 92 pontos James Suckling. Medalha de ouro no SAKURA Japan Women's Wine Awards 2021, Grenaches du Monde 2019, Concours Mondiale de Bruxelles 2019, Gilbert & Gaillard 2018, Sélections Mondiales des Vins Canada 2016 e Concours Mondiale de Bruxelles 2016.


Notas de Harmonização: Abrimos numa noite quente de verão e acompanhou muito bem petiscos refrescantes como fatias de melão e presunto, salames e defumados e uma provoleta. É um vinho que harmoniza bem com queijos, frios e outras entradas. Fraldinha recheada com parmesão e bacon, estrogonofe de filé-mignon, talharim com legumes e creme de queijo, risoto de presunto Parma, caldinho de mandioca com pernil, lombo recheado com figos e manjericão. Um vinho muito versátil e fácil de beber.


Serviço: servir entre 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100

bottom of page