top of page
  • Foto do escritorVinotícias

EXISTE O TAL VINHO DE VERÃO? – PARTE 2

O vinho tinto é para o inverno e o branco para o verão, certo? Bem, não precisa ser exatamente assim!!!


Os meses mais quentes estão ai, e com eles vêm muito sol. É hora de mergulhar nos vinhos leves e refrescantes do verão. Quando penso em vinhos de verão, penso em algo que posso beber na varanda ou num parque, fazendo um piquenique com a família e os amigos. Os vinhos devem ser ser refrescantes, o que abrange tintos, brancos e rosés!


Características dos melhores vinhos brancos para o verão: Quando o calor está presente, você procura um vinho refrescante, ou algo que possa criar um efeito de “spritzer”. Vale a pena procurar vinhos brancos com algumas destas qualidades:

- Alta acidez

- Corpo leve a médio

- Sabor seco


Se você pegar uma garrafa de vinho doce, tente garantir que ela também tenha alta acidez. A doçura frutada dos pêssegos e do favo de mel se associa particularmente bem às notas cítricas. Procure um branco seco, que será bem diferente de um tinto seco; o vinho branco mais seco não é tão seco quanto um tinto com alto teor de tanino.


Muitos vinhos brancos têm um bom ataque, tornando-os parceiros maravilhosos para pratos de frutos do mar ou pratos com creme de leite. Opte por um vinho de corpo leve a médio para acompanhar a comida. Nesta hora, prefira vinhos que não passaram por estágio em carvalho, que geralmente são opções de chardonnay encorpados.


Riesling - Disponível nas versões doce e seca, o riesling é um dos vinhos mais aromáticos do mercado. Esta opção refrescante contribui para um maravilhoso vinho de mesa, porque combina bem com uma enorme variedade de alimentos.


Pinot Grigio - Também conhecida como pinot gris, essa variedade de vinhos geralmente vem da Itália e da França. Dependendo da região em que foi criado, os perfis de sabor podem variar significativamente. A acidez deste vinho fácil de beber combina perfeitamente com frutos do mar. Talvez porisso seja considerado o vinho branco da moda nos Estadois Unidos.


Sauvignon Blanc - Um dos melhores vinhos para o verão, o sauvignon blanc explodiu em popularidade. Cremoso, picante, ácido e macio, é uma escolha incrivelmente versátil. Os aromas e sabores de maracujá azedo e limão siciliano são um sucesso.


Albariño - O vinho branco por excelência da Espanha, o albariño, é feito a partir de uma variedade de uva branca que cria um vinho perfeito e refrescante. Você experimentará notas de pêssego e damasco, com um toque salgado de salmoura. A Alvarinho é plantada em Portugal, especialmente na região do Minho. Extremamente versátil e refrescante.


Chardonnay não barricado – O Chardonnay plantado em áreas frescas, é mais seco e tem notas minerais, frutas verdes e frutas cítricas. Você vai encontrar lima e abacaxi em seus aromas, além de maçã verde e camomila, especialmente quando o vinho não passa por barricas cria vinhos muito refrescantes para beber no verão. Quando a Chardonnay tem origem em áreas mais quentes, é mais untuoso, corpulento, com aromas de frutas brancas e tropicais, como a pera. Costuma ter excelente perfil gastronômico.


Cortes de Uvas Brancas - Quando você tem uma garrafa com um corte de uvas brancas, os sabores complexos inflamam o seu paladar. As misturas são mais apreciadas alguns graus mais quentes do que outros vinhos brancos que são bebidos refrescados. Neste verão, experimente cortes de Sauvignon blanc e Semillon.


Características dos melhores vinhos rosés para o verão - O estilo fresco e flexível deste vinho o torna perfeito para qualquer dia do verão. Seja chuvoso ou ensolarado, incrivelmente quente, sempre existirá um estilo de rosé para atender às suas necessidades. Ao procurar o rosé perfeito, há algumas coisas que você deve ter em mente:

- A idade da garrafa

- Frutado nem sempre significa doce

- Não tenha medo de rosés secos


Enquanto outros vinhos melhoram com a idade, os vinhos rosés devem ser consumidos um ou dois anos após sua produção. Eles não devem envelhecer mais do que isso, porque algumas das qualidades que amamos, como a acidez e o sabor frutado começarão a se deteriorar.


Ao procurar o vinho rosé perfeito, lembre-se de que um vinho frutado não é necessariamente um vinho doce. Às vezes, os vinhos frutados podem estar do lado mais seco, mas isso não é algo a ser evitado. A secura pode trazer uma crocância muito gostosa e necessária ao vinho.


Rosé Espumante - Há uma grande variedade de rosés borbulhantes para você experimentar: de rosés brutos secos a espumantes mais doces, há um brilho para qualquer ocasião.


Rosé de Provence - A região francesa da Provence é bem conhecida por seu rosé há mais de 2600 anos. Apesar de toda esta riqueza histórica, a região é super moderna no tocante a produção de rosés versáteis, leves, frutados e perfeitos para tomar um gole no verão.


Sangiovese Rosé - As cores brilhantes de cobre deste vinho brilham com notas vibrantes de melão, pêssego e rosa. É perfeito para desfrutar de uma refeição mediterrânea na varanda em uma noite de verão.


Grenache Rosé - Este vinho é melhor servido frio, por isso é perfeito para aqueles dias quentes de verão. Combina perfeitamente taninos e acidez, deixando um sabor delicioso e fresco.


Pinot Noir Rosé - Perfeito para uma reunião amigável, o pinot noir rosé é cheio de sabores delicados que combinam com todos os paladares. É um pouco mais seco, então tente provar no seu próximo churrasco acompanhando carnes de porco e frango.


Claro que estas regras não devem ser absolutas, mas, em geral, os vinhos que contêm mais acidez e ótimas frutas (pense em frutas cítricas, pêras e damascos) são perfeitos para o verão. Ao se aventurar em território tinto, selecione vinhos cultivados em climas mais frios para um corpo mais leve. Áustria, Alemanha e norte da Itália podem gerar opções altamente complementares para refeições leves no verão. Mas isto ficará para nosso próximo artigo!!! Saúde !!!

58 visualizações
bottom of page