top of page
  • Foto do escritorVinotícias

GARZON TANNAT RESERVA 2016 – MALDONADO – URUGUAI

A Bodega Garzón no Uruguai é um projeto milionário e ambicioso do mundo do vinho. Situada em um pacato e rural povoado do Uruguai a 18 km do mar, a vinícola é de proprietários argentinos bilionários do ramo do petróleo, a família Bulgheroni. Em Mendoza, a mesma família também é dona das bodegas Vistalba e Argento. O complexo da Garzón no Uruguai (chamado de Agroland) chama a atenção de turistas do mundo inteiro. Quem visita Punta del Este (a mais de 70 km da bodega) e é apaixonado por vinhos normalmente inclui um visita, tour e/ou almoço na vinícola Garzón no seu roteiro.


E para mostrar que veio para ficar, foi eleita a Melhor Vinícola do Novo Mundo, no final de 2018, pela Wine Enthusiast, revista especializada no setor vitivinícola.



Foi apenas em 2008 que as primeiras videiras foram plantadas, descobrindo-se a vocação do terroir para uvas, além das oliveiras. Foi o renomado italiano Alberto Antonini, que presta assessoria enológica à vinícola, que desembarcou por lá em 2007 para avaliar o terroir e sugeriu fazer um teste para a vocação enológica. O vinho é fermentado em tanques de cimento de 15000 litros. Após esse processo, o vinho estagia de 6 a 12 meses em contato com as cascas (sur lie) em barris de carvalho francês (5000 litros).


Notas de Degustação: Cor rubi intensa. Aromas de frutas escuras como cerejas amoras maduras. Com o tempo em taça as camadas vão se mostrando e aparecem as notas de baunilha e café, chegando depois a leve tabaco. Na boca o vinho mostra taninos surpreendentemente macios, corpo médio, com grande equilíbrio entre a acidez e a potência dos sabores frutados.


Estimativa de Guarda: penso que pode ser guardado por até 8 anos.


Reconhecimentos Internacionais: 92 Descorchados, 92 James Suckling, 90 Wine Enthusiast.


Notas de Harmonização: Um vinho excelente para Carnes grelhadas e assadas com molhos intensos, além de massas recheadas com molhos à base de tomate, polenta com ragu de carne vermelha, além de embutidos e queijos maduros.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407.

79 visualizações
bottom of page