top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

LA GUARDA GRAN RESERVA SYRAH 2020 – QUINTA DO CAMPO ALEGRE – DIAMANTINA – MINAS GERAIS – BRASIL

O vinhedo da vinícola Quinta do Campo Alegre está localizado em Diamantina/MG, em uma altitude de 1.400 metros. 

O vinhedo da Quinta do Campo Alegre possui aproximadamente quatro hectares, no qual são cultivadas variedades de uvas viníferas para produção dos vinhos finos. O manejo adequado e cuidado minucioso são essenciais para qualidade da produção, dentro da técnica de poda invertida que produz os vinhos de inverno.


A Quinta do Campo Alegre é o resgate cultural de uma atividade com mais de século de tradição na região de Diamantina, pioneira na produção de vinhos através do clero, após a chegada da coroa portuguesa ao Brasil. A vitivinicultura na região é reconhecida desde o século XVIII como de destacado potencial econômico para esse cultivo, em função de seu terroir característico.


A atividade na região busca recuperar a trajetória dessa atividade, entre o começo do século XIX e o final dos anos 1960, quando foi interrompida.


O plantio das uvas viníferas foi iniciado em 2011 e desde então vem expandindo em área e castas – hoje conta com as variedades Syrah, Tempranillo, Malbec, Pinot Noir, Tannat, Merlot e Sauvignon Blanc. No vinhedo é adotada a técnica de ciclo invertido com prática da dupla poda, o que possibilita agregar maiores teores naturais de açúcares e compostos nas uvas, propiciando uma qualidade única aos vinhos.


Leve em conta que os termos “vinho reserva” e “vinho gran reserva” não são rígidos, ou seja, eles mudam de acordo com a região que os produz, e cada país possui suas regras de maturação e envelhecimento. O Gran Reserva neste Syrah da Quinta do Campo Alegre não tem nada a ver com as regras de maturação em barricas de carvalho da Espanha. 


A Quinta do Campo Alegre aceita visitações sob agendamento.


Composição de Uvas: 100% Syrah. Passagem por 24 meses em barricas de carvalho francês. Teor alcoólico: 14,2% vol. Tenho a expectativa de provar em breve o Syrah Al Tempo, com passagem por 12 meses em barricas de carvalho francês.


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi escuro. No aroma traz frutas escuras com a ameixa, notas de madeiras finas e um fundo de especiarias como cravo-da-índia e baunilha, mostrando boa complexidade. A tosta da barrica na qual o vinho permaneceu se mostra e fará a alegria de quem gosta de vinhos mais encorpados e com toques amadeirados. Na boca mostra-se de médio a encorpado, equilibrado e de boa complexidade. Os taninos estão macios criando um vinho fácil de beber e gostar.


Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, mas poderá evoluir por mais 3 a 4 anos em guarda, pela longa passagem por carvalho.


Reconhecimentos: Dom Leon Alvarez está entre os 20 melhores vinhos Syrah do Brasil. “14º - Melhores Vinhos do Brasil Categoria Syrah”!


Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas como no churrasco, carnes e frios defumados, massas com creme de cogumelos, picanha suína com batatas rústicas, queijos semiduros.


Serviço: servir entre 15 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


PARA COMPRAR – Quinta do Campo Alegre: Instagram - @quintadocampoalegre – Contatos com Ana Julia: 38-99136-0306.

Comments


bottom of page