top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

LA MIRANDA SECASTILLA GONZALEZ BYASS GARNACHA 2019 – VINHEDOS DE ALTURA – SOMONTANO - ESPANHA

A Viñas del Vero é um dos melhores produtores de Somontano, na região de Aragón, na Espanha.

Seus vinhos do Vale de Secastilla, oriundos de vinhas velhas de Garnacha recuperadas a partir do final dos anos 1990, foram recomendados por Jancis Robinson e Hugh Johnson no World Atlas of Wine. Em 2008, Viñas del Vero passou a fazer parte da Família de Vinhos González Byass, um dos nomes mais reconhecidos no mundo do vinho espanhol.


Atualmente, Viñas de Vero é a primeira vinícola da denominação Somontano por seu volume e qualidade de produção. A empresa possui uma das maiores áreas de vinha própria em Espanha e é uma das adegas de referência tanto pela sua tecnologia como pelo estilo dos seus vinhos.


A DO Somontano fica na província de Aragón, aos pés dos Pireneus, cadeia montanhosa que divide a Espanha da França. Os vinhedos de Secastilla ficam em um vale escondido, a cerca de 800 metros acima do nível do mar, onde, tradicionalmente, se cultiva a Garnacha. Não muito conhecida do público, se destaca por apresentar rótulos de excelente custo-benefício, que não raro valem muito mais do que custam.


Somontano, para além da Garnacha, também é uma região conhecida pela ótima adaptabilidade das tintas francesas, o que explica a presença da variedade típica do Rhône no blend.


Composição de Uvas: Este tinto é um corte onde predominam Garnachas (85%) de vinhedos velhos junto à Syrah (12%) e à Parraleta (3%). Parraleta é uma casta tinta espanhola que também pode ser conhecida por vários outros nomes, como Tinta Caiada em vários países do Mediterrâneo. Parraleta é seu nome principal, usado em Somontano, região localizada no nordeste da Espanha, que é seu provável local de origem. O vinho tem 8 meses de passagem por barricas de carvalho francês


Notas de Degustação: Rubi límpido. Aromas de frutas vermelhas como a amora e a ameixa, com toques de baunilha e bala toffee. O estágio em barricas de carvalho francês cria uma complexidade aromática em equilíbrio com taninos macios e acidez viva, refrescante num dia de calor. Final de boca prazeroso. ALTAMENTE RECOMENDADO PARA DIAS QUENTES!!!


Reconhecimentos: Gold Medal Concours International Grenaches du Monde 2022. 91 JS, Adega 91.


Estimativa de Guarda: Beba agora e aproveite os aromas e sabores frutados. Guarda sugerida pela vinícola é de 7 a 10 anos.


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar carnes vermelhas grelhadas como a fraldinha, bisteca suína, massas com molhos vermelhos, risotos ou mesmo uma pizza, queijos mais leves.


Serviço: servir entre 14 e 15ºC. Não precisa decantar.


Faixa de Preço – $$


IMPORTADO PELA TDP WINES – Em BH você pode comprar com a MFP Comércio de Bebidas e Alimentos Ltda – Tel.: (31) 2526-3699 ou (31) 98751-5868 com Magnus Piacenza.

Comments


bottom of page