• Vinotícias - Marcio Oliveira

LEYDA RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2017 – VALLE DEL MAIPO - CHILE

Fundada em 1998, a vinícola foi pioneira na vitivinicultura no vale do Leyda. Interessados no microclima da região, os criadores construíram uma tubulação que desviou parte do fluxo do rio Maipo por oito quilômetros, o que viabilizou o cultivo de uvas de qualidade.

O sucesso foi tanto que, anos depois, outras vinícolas se instalaram no Vale do Leyda, que se transformou numa denominação de origem em 2002 e uma das mais promissoras para o plantio de uvas brancas.


A chilena Viviana Navarrete, uma das profissionais mais competentes da América do Sul, é responsável, desde 2007, pelos vinhos da Viña Leyda, uma das mais importantes vinícolas do Chile. Formada em agronomia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, passou pela gigante Concha y Toro, com o mestre Ignacio Recabarren, quando começou a conhecer o terroir do Valle de Leyda. Ela especializou-se em vinhos de clima frio, mostrando as características e as expressões únicas desse terroir. Seus Pinot Noir estão entre os melhores da América do Sul, bastante parecidos com os do estilo da Borgonha, muito difíceis de se conseguir, mas desta vez, provei seu Cabernet Sauvignon.


● Corte de uvas: 100% Cabernet Sauvignon. Amadurece por 10 meses em barricas de carvalho.


● Notas de Degustação: cor rubi vermelho profundo. Os aromas mostram toques de frutas vermelhas (morangos e cerejas) e pretas (ameixas e mirtilos), com leves notas herbáceas e de especiarias, e toques tostados. Médio encorpado, tem taninos macios e bom frescor. Na boca é marcado por frutas maduras, especiarias e toques herbáceos. Boa persistência.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, prefiro beber neste estágio. O foco está mais na fruta! Mas ainda aguenta mais dois anos fácil.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de média intensidade, massas com molho ragu e a base de tomate, risotos, bruschettas, pizza, hamburguer, polenta com ragu de cogumelos, embutidos e queijos meio duros, como o Provolone.


Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$


Em BH – GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 – Sion – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 LOJA GRAND CRU DIAMOND MALL – Avenida Olegário Maciel, 1600 - Shopping Diamond Mall - Lourdes- Belo Horizonte- MG - Loja 071- 2º piso – Tel.: (31) 2537-3526.

8 visualizações