top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MAS DU SOLEILLA LA CLAPÉ LES CHAILLES 2009 – LANGUEDOC – FRANÇA

Mas du Soleilla está localizado às portas de Narbonne, no terroir muito especial de La Clape. Este maciço selvagem de frente para o Mar Mediterrâneo é único: tem altitude média, sofre efeitos de maresia, e de ventos incessantes e tem uma complexidade mineralógica (argila vermelha e calcário). La Clape também abriga uma colina onde o sol é onipresente, que, após tradução occitana, deu o nome de Mas du Soleilla

Os 22 hectares da vinha Mas du Soleilla estão divididos em três parcelas principais com exposições muito distintas. O melhor terroir, o Clôt de l'Amandier, dá um cuvée de rótulo homônimo. As vinhas têm uma idade média de 25 anos, sendo que as mais velhas já celebraram a sua 50ª colheita. Estes anos de idade, criam muita complexidade e concentração.


À frente desta propriedade, Peter Wildbolz foi seduzido pela tipicidade do terroir de La Clape e por seu ambiente selvagem e romântico. Feito principalmente de vinhas velhas de Grenache, misturadas com Syrah, este vinho agrada pelo seu aroma frutado sustentado por amoras e cerejas, reforçado por um toque de especiaria como pimenta e sua boca sedosa e carnuda.


As uvas são escolhidas e classificadas à mão. Os rendimentos são muito baixos: 25 hl/ha. O trabalho é feito com o respeito maior para com a natureza e o meio ambiente. Mas du Soleilla está entre os produtores favoritos de Jancis Robinson na região do Languedoc. Wine Spectator 2007: “Melhor Produtor do Sul da França”. Ganhador de 3 troféus da Revista Decanter em 5 anos, mostrando sua consistência em qualidade.


● Corte de uvas: 90% Grenache Noir e 10% Syrah.


● Notas de Degustação: Vinho com cor rubi, com leve reflexo da guarda. No nariz é complexo, mostra frutas vermelhas e negras (cerejas e ameixas). Paladar que reflete o nariz, meio encorpado e fresco, com taninos redondos, macios. Em boca tem um sutil nota vegetal. O fim de boca é longo e surpreendentemente gostoso.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, mas ainda aguenta mais alguns anos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com carne de porco, com carnes vermelhas grelhadas, queijos cremosos e com cozinha oriental mais picante.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel.: (31) 3337-7177 I Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel.: (31) 3286-7891. Blog: http://blogdacasadovinho.blogspot.com / Facebook: www.facebook.com/casadovinhobh Site: www.casadovinho.com.br

Comments


bottom of page