top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MONTHELIE PIERRE ANDRE 2014 – BORGONHA – FRANÇA

Monthelie é uma das apelações mais conhecidas de Côte de Beaune, próximo à Volnay, Mersault e Auxey Duresses. Geralmente seus vinhos são um dos bons achados da Borgonha, sendo tintos cativantes, com aromas de frutas silvestres e sofisticadas notas de violeta. Muito equilibrados e elegantes, os vinhos desta apelação é uma bela opção para acompanhar carnes mais leves.

Originalmente enraizado na colina de Corton, nos melhores terroirs da Côte de Beaune, Pierre André revolucionou o vinho da Borgonha com suas novas ideias, sua energia e seu faro inato para os negócios. Esta pitoresca aldeia esteve durante muito tempo sob a autoridade da Abadia de Cluny, que ali plantou vinhas que ainda hoje preenchem a paisagem. Solos argilosos e calcários que drenam bem graças a detritos de cascalho são o predominante na região. O vinho tem vinificação tradicional em cubas de inox termo-reguladas durante 3 semanas: Maceração pré-fermentativa a frio a cerca de 8°C. Pigeages e remontagem para extrair cor e estrutura. Fermentação com pico de temperatura em torno de 30°C. Maceração pós-fermentativa a 25°C. Envelhecimento em barricas de carvalho entre 8 e 16 meses com fermentação malolática. 40% de barricas novas de carvalho.


● Corte de uvas: 100% Pinot Noir.


● Notas de Degustação: Cor rubi típica da Pinot Noir com pouco mais de intensidade. No nariz aparecem as notas de frutas vermelhas como cerejas e framboesas, com toques de madeira tostada, nota mineral demonstrando muita complexidade e elegância. No paladar tem grande equilíbrio entre acidez e estrutura, gerando boa presença e bom volume em boca, com acidez viva e taninos macios. Final muito longo e persistente.


● Estimativa de Guarda: o vinho aguenta uma guarda de 10 a 15 anos conforme a vinícola (até 2029), mas já pode ser bebido. Possui um bom potencial de envelhecimento.


Notas de Harmonização: Acompanhou um gostoso Coq-au-Vin preparado carinhosamente pela Marina Franchini para o nosso grupo de degustação. Vai muito bem com pratos condimentados, carnes vermelhas e de caça, pato, ganso. Vai muito bem com pratos com cogumelos e pratos vegetarianos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Borgonha ou de Bordeaux). Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$$$


Estava guardado na minha adega. Trazido de uma viagem pela Borgonha.

bottom of page