• Marcio Oliveira - Vinoticias

MORANDE GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2018 – DO MAIPO – CHILE

A Viña Morandé foi fundada em 1996 com um conceito inovador para o Chile, que buscou novas regiões para produzir vinhos de alta qualidade. Pablo Morandé, um homem visionário, fundou a bodega e desenvolveu o Valle de Casablanca – a primeira região de clima frio e hoje produtora dos melhores brancos do Chile.

Para isso, a Viña Morandé aperfeiçoou novas tecnologias, novos processos de produção e uma seleção rigorosa de terroirs que incluem variedades e clones de uvas, a condução dos vinhedos, sistemas de irrigação avançados, manejo orgânico em alguns setores e sistemas de monitoramento de crescimento, maturidade e desenvolvimento dos frutos até a colheita.


Pablo Morandé é um dos enólogos mais importantes para a vitivinicultura do Chile. Um verdadeiro apaixonado pela vitivinicultura e acima de tudo dedicado. Paixão e dedicação resultam em grandes vinhos, que são reflexos das condições naturais de cada terroir. As uvas são colhidas manualmente, em caixas de 10 kg com uma seleção manual de cachos e bagas na adega. Antes da fermentação alcoólica, o mosto é resfriado e macerado por 3 dias. O vinho passa por uma boa extração de tanino com uma maceração total de 32 a 35 dias, e fermentação maloláctica em Foudres de carvalho francês 2.000 e 4.000 litros por 18 meses.


● Notas de Degustação: De coloração rubi, escuro e profundo. Um vinho que se mostra jovem e corpo médio para encorpado com passagem de 14 messes por barricas de carvalho francês. Nariz com seu aroma dominante e de boa intensidade de frutas negras e vermelhas como ameixa, cassis, cereja e notas de especiarias como canela e algum herbáceo e grãos de café torrados. No paladar mantém a elegância, com taninos redondos e marcantes, boa fluidez, fruta madura sem excessos, ótima acidez e boa persistência. Um vinho equilibrado e com boa complexidade, com um toque de café e chocolate no final de boca.


● Reconhecimentos e Pontuações: Pontuação safra 2018: - 93 pontos Descorchados 2019/ - 93 James Suckling


● Estimativa de Guarda: suporta guarda entre 8 a 10 anos. Creio que tem um grande potencial de envelhecimento.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, carnes de caça, cordeiro. Fizeram ótima companhia para um Pate de Foie, embutidos e frios.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: Os vinhos foram enviados para participação no evento WINES OF CHILE ON THE ROAD, COM UMA DEGUSTAÇÃO SENDO ORIENTADA VIRTUALMENTE.