top of page
  • Foto do escritorVinotícias

TERRAZAS DE LOS ANDES RESERVA CABERNET SAUVIGNON 1999 – PERDRIEL/MENDOZA – ARGENTINA

Para criar este vinho fino, a CHANDON argentina usou a uva Cabernet Sauvignon cultivada no Vale de Uco, em Lujan de Cuyo, área considerada muito fria para uma casta que prefere temperaturas mais quentes. A vinha está plantada a 980 metros de altitude e tem idade media de mais de 20 anos. Mais uma vez, a natureza lutou contra as probabilidades, e a vinícola conseguiu obter um amadurecimento notável e grande acidez natural.

Com baixos índices de pluviosidade e solos rochosos bem pobres em elementos orgânicos, o clima de altitude elevada força as videiras a trabalhar em dobro para conseguirem hidratação e nutrientes. Além disto, a região tem a altitude que cria intensidade. Há dias quentes e ensolarados nos quais as uvas prosperam, seguidos por noites muito frias que desaceleram o amadurecimento. Ainda assim, os níveis de acidez continuam sendo limitados.


A seleção da altitude mais adequada para cada variedade de uva cria uma bela paisagem com vários terraços, o que serviu para para a Bodega chegar na expressão mais pura de cada vinho. A vinícola Terrazas, de destaque internacional, pertence ao grupo francês de artigos de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH).


Este vinho me surpreendeu porque após 21 anos eu poderia ter em mãos um belo vinagre, já que o potencial de guarda sugerido pela vinícola é de 10 anos. O envelhecimento é feito em barricas de carvalho por período de tempo entre 12 a 14 meses.


● Corte de uvas: Cabernet Sauvignon predominante.


● Envelhecimento: 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês.


● Notas de Degustação: Cor granada, mostrando uma bela evolução durante o tempo de guarda. O vinho de 1999 mostrou depois de uma rápida decantação os aromas de frutas secas como tâmaras e nozes, toques terrosos e defumados, fundo de tabaco e fumo. Na boca o vinho é médio-encorpado, macio, requintado e elegante, com grande complexidade, boa persistência, com bom frescor e taninos macios. Um vinho em que tudo está muito bem integrado e ficou marcante pela idade que tem....


● Estimativa de Guarda: A janela ideal para bebê-lo sugerida é de 10 anos. Mas está em seu auge aos 21 anos.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, carnes de caça, cordeiro.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: Adega particular do Espaço VINOTÍCIAS.

bottom of page