top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MORGADO DE SILGUEIROS 2017 – DÃO – PORTUGAL

Elaborado pela Adega de Silgueiros com castas tradicionais portuguesas, cultivadas no coração do Dão, na região de Silgueiros, a partir de vinhas antigas. A fermentação ocorre em cubas de aço inox e o amadurecimento é feito em barricas de carvalho francês.

Os solos da região, de origem franco arenosa, proporcionam um aroma esplendoroso aos vinhos ali produzidos. As suas encostas viradas para a Serra da Estrela e para o rio Dão criam um clima único para a maturação das uvas. Pode-se dizer que Silgueiros é o coração da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. Esta região e seus vinhos estão inseridos na história da realeza portuguesa, D. Duarte comemorou várias conquistas e eventos com o vinho de Silgueiros, como o banquete natalício em 1414. Como se lê, o Dão produz vinhos de qualidade há séculos, uma vez que a região era a área de caça da realeza de Portugal.


● Uvas: Tinto composto de 40% Touriga Nacional, 20% Tinta Roriz, 20% Alfrocheiro e 20% Jaen, sem passagem por madeira.


● Notas de Degustação: rubi sem sinal de evolução. Nos aromas aparecem as frutas escuras pretas maduras (ameixa, cereja), notas de violeta e especiaria doce, e toques minerais. No paladar macio e fácil de gostar, as notas de frutas escuras estão bem percebidas. O vinho tem bom frescor, taninos macios, e final de média persistência.


● Estimativa de Guarda: Pronto para beber, mas aguenta mais 1 ano.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, carne de panela, um verdadeiro curinga por se tratar de um vinho fresco e relativamente leve. Também acompanhará bem um petisco como um simples embutido, massas em molho de tomate, pizzas, paleta de cordeiro, além de queijos da Serra da Canastra...


Serviço: servir entre 15 e 16ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $ - Ótima relação custo-benefício.


Em BH – Você poderá encomendar com Silvia Gonzaga – Cel.: 99102-7881.

bottom of page