top of page
  • Foto do escritorVinotícias

MORGON 2016 CRU DE BEAUJOLAIS DOMINIQUE PIRON – COTE DU PY - FRANÇA

Sob o impulso dos romanos, o cultivo da vinha desenvolveu-se desde o século III. O mais remoto antepassado conhecido de Dominique Piron nasceu em Morgon, em 1590. Sucederam-se assim 14 gerações de viticultores na família.


Historicamente, os vinhos de Morgon e de Moulin à Vent sempre gozaram de boa reputação entre os grandes vinhos de França.

O Gamay é a originalidade e a identidade dos crus do Beaujolais. Esta casta, oriunda do cruzamento do Pinot Noir e do Gouais Blanc, foi importada da Croácia pelos Hunos no séc. IV. O Gamay, é uma casta delicada que simboliza a excelência.

Esta casta, verdadeiramente notável, é capaz, consoante o solo onde cresce, de tirar proveito não só dos aromas de frutas e da elegância dos vinhos jovens, mas também da estrutura e da mineralidade, que constituem a base de um ótimo envelhecimento.


Os vinhos de Morgon sabem ser sólidos sem serem duros, com raça e elegantes, exalando sempre ao envelhecer o aroma da cereja preta ou até do kirsh, sem esquecer as suas belas notas de especiarias. Mais oito denominações, como o Brouilly, o Regnié, o Fleurie, o Chénas, o Moulin à Vent, o Saint Amour, o Beaujolais é um vinho que vale a pena ser provado.


Notas de Degustação: De cor rubi ainda intenso apesar de 4 anos de guarda, mas lembremos que este é um Cru de Beaujolais, que geralmente são mais longevos. No nariz a cereja negra madura, flores, pimenta branca e a mineralidade do cru aparecem integrados com um toque de baunilha das barricas de carvalho. O paladar confirma as notas dos aromas, num vinho de bela harmonia, com taninos macios.


Estimativa de Guarda: Crus de Beaujolais de Morgon tem longevidade para 15 anos. Feito com 100% de uva Gamay, a partir de videiras com mais de 50 anos de idade.


Notas de Harmonização: Um vinho de bom corpo, que acompanhou muito bem um lombinho em molho de mostarda. Vai bem com terrines e presuntos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Em BH - Enoteca Decanter - Rua Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários – Belo Horizonte / MG. Telefone: (31) 3287-3618.

10 visualizações
bottom of page