top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

PAUL CABERNET FRANC 2018 – MAISON VENTENAC -LANGUEDOC - FRANÇA

A Maison Ventenac é uma vinícola familiar, fundada em 1973 por Alain Maurel e seu pai, sendo atualmente administrada pela terceira geração.


No coração da denominação Cabardès, o vinhedo de 160 hectares está encostado na Montagne Noire e desfruta do sol do Languedoc e do frescor do Atlântico durante todo o ano.


Neste terroir único, na encruzilhada de ventos oceânicos e mediterrâneos, ocorre uma verdadeira divisão entre diversidade de terroirs, tipicidade climática e controle de assemblages. A denominação Cabardès é a única denominação do Languedoc com a obrigação de reunir pelo menos 40% das uvas do Atlântico (Cabernet, Merlot) e 40% das variedades mediterrâneas (Syrah, Grenache). A Maison Ventenac está comprometida com uma abordagem de agricultura sustentável certificada pela organização líder ‘TERRA VITIS’; no entanto, com base no desejo de levar o respeito pela terra ainda mais longe, as especificações internas exigem que nenhum insumo químico seja usado em seus solos.


A Maison Ventenac é uma vinícola moderna com todos os recursos (ovos de concreto, ânforas de terracota e tanques sofisticados). Cabardes, como região, colocou todos os seus ovos em uma cesta incomum, onde os vinhos precisam ser uma mistura de Grenache e Syrah (geralmente encontrados no Rhône) e Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (geralmente encontrados em Bordeaux). Uma mistura dessas proporções seria comum na Austrália, mas Cabardes é um dos poucos lugares na França que mistura essas uvas regionais.


O vinho Paul é tudo sobre ternura. Ternura no terroir onde a videira cresce, a ternura da terra cozida que forma as ânforas onde os vinhos envelhecem, a ternura dos pais pela criança que cresce. Esta linha de vinhos expressa sem restrições o que a Liber Wines acredita ser a alma da Maison Ventenac, que busca de maneira orgânica desenvolver os vinhos como bem entendem, sem levar em conta obrigações legais e técnicas atuais. Vinho que pode ser dedicado a um momento mais exclusivo.


Composição de Uvas: 100% Cabernet Franc. O vinho é vinificado em jarros de terracota (10 litros) e Foudres (20 hl). Teor alcoólico: 14% vol.


Notas de Degustação: de cor vermelho rubi, no nariz apresenta notas de frutas escuras, com notas de alecrim, especiarias e toques de caixa de charuto e tons carnudos. Evolui bem na taça ao longo de uma ou duas horas, então tenha paciência e você será recompensado. Um vinho fresco, rico, suculento e com bom volume de boca. Denota toda a tipicidade da uva Cabernet Franc.


Estimativa de Guarda: Pronto para ser bebido agora (já está muito bom!), com potencial de guarda até 2026.


Notas de Harmonização: Harmoniza com pratos caseiros saudáveis como caçarolas de carne de porco e lentilha, ensopados clássicos como Boeuf Bourguignon e Goulash, Torta de Carne Assada, Carnes assadas ou grelhadas, queijos amarelos.


Serviço: servir entre 16 e 17º C.


Faixa de Preço – $$$$


EM BH – LIBER WINES – Rua Major Lopes, 613, São Pedro, Belo Horizonte – MG - CEP: 30330-050 I Tel: (31) 2534 0070 I Whatsapp: (31) 98238 4779 I www.liberwines.com.br

Comments


bottom of page