“QUANDO O PRESENTE DO DIA DAS MÃES É VINHO”
- Marcio Oliveira - Vinoticias
- há 8 horas
- 4 min de leitura
Esqueça as flores e chocolates. Hoje, muitas mães gostam de vinho e pensando nisso fazemos algumas sugestões e dicas dos vinhos conforme o perfil que sua mãe pode ter.

Acredita-se que a tradição de homenagear as mães veio dos gregos. Eles celebravam no início da primavera a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com cânticos, homenagens, cultos e presentes.
A criação da data no Brasil é uma decorrência da popularização desta comemoração nos Estados Unidos da América, que criou o “Dia das Mães” em 1914 em homenagem à vida de Ann Jarvis, que foi uma ativista social conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.
No Brasil, o “Dia das Mães” foi instituído no dia 5 de maio de 1932, por Getúlio Vargas, quando ele era o presidente da República na época, a data só se consolidou anos depois, durante o regime militar, constituindo numa bela data comemorada pelo comércio com muitas promoções em torno dos presentes.
Outros países no mundo, como Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai, também celebram o “Dia das Mães” na mesma data que o Brasil e os norte-americanos. Entretanto, nem todos os países seguem a tradição norte-americana e brasileira e, portanto, comemoram o Dia das Mães em outras datas. É o caso da Rússia e a Sérvia, que comemoram, como exemplo, no dia 8 de março e a Argentina, no terceiro domingo de outubro.
Hoje a data virou tema principal de campanhas publicitárias no Brasil, e além de consolidar a tradição de brindar com um belo vinho o almoço em família, certamente você verá uma dezena de indicações de vinhos rosés e espumantes para presentear no Dia das Mães.
Para escolher um vinho ideal para as mães no Dia das Mães, considere os gostos pessoais da sua mãe, o tipo de refeição que será servida e o estilo de vinho que ela prefere. Se ela aprecia vinhos leves e frutados, um vinho branco ou rosé pode ser uma boa escolha. Se ela gosta de vinhos mais intensos, um vinho tinto pode ser a opção ideal.
E pensando que a sua mãe gosta e entende de vinhos, relacionamos algumas dicas:
♦ ESPUMANTE NUNCA É DEMAIS - Não importa se Champagne, Prosecco, Cava ou se um grande espumante brasileiro, borbulha é sempre sinônimo de celebração e de muitos brindes. Se for presentear com um espumante, não se esqueça de refrescá-lo na temperatura ideal antes de chegar para a festa, para garantir o primeiro brinde da celebração e ajudar a abrir o apetite para o almoço de Dia das Mães.
♦ VINHOS CLÁSSICOS NUNCA SAEM DE MODA - Apostar em vinhos clássicos, de regiões vinícolas muito prestigiadas ou de propriedades históricas e desejadas, é dar algo seguro, que certamente a sua mãe vai adorar! Os clássicos são um presente fácil de escolher quando não se sabe ao certo o estilo de vinho que vai agradar a pessoa. Algumas regiões vinícolas que agradam entre os mais clássicos do mundo dos vinhos: Bordeaux, Borgonha, Piemonte, Toscana, Ribera de Duero, Douro, Napa Valley, ou um vinho do Porto para acompanhar a sobremesa.
♦ VINHOS FORA DO RADAR E QUE SERÃO DESTAQUES EM BREVE - Se sua mãe gosta de surpresas, um rótulo de uma região promissora ou de uma uva pouco comum certamente vai agradar. Entre opções que podemos sugerir estão os espumantes de Franciacorta (um espumante ainda pouco conhecido no Brasil, já que os brasileiros estão mais acostumados com o Prosecco), os vinhos do Dão (considerada a Borgonha em Portugal), vinhos da Patagônia Argentina ou Chilena (com Chardonnays e Pinots Noir que surpreendem), vinhos de Bierzo (onde a uva Mencia reina entre os tintos e ainda é pouco conhecida no Brasil), os vinhos mineiros que cada vez se exprimem entre os melhores Syrahs do Brasil.
♦ VALE A PENA ESCOLHER O VINHO PELO RÓTULO - Quem nunca escolheu um livro pela capa ou um perfume pela embalagem? É inevitável olhar para o rótulo ao presentear alguém com vinho, ainda mais se a pessoa presenteada for a sua mãe. Ninguém vai presentear a sua mãe com um rótulo estranho ou de mal gosto. Existem rótulos para todos os tipos de mãe: das mais clássicas e tradicionais às mais informais e divertidas.
♦ QUANDO A ELEGÂNCIA É FUNDAMENTAL - Se sua mãe aprecia o refinamento e a elegância, um Chardonnay bem elaborado é a escolha ideal. Com sua complexidade e suavidade, este vinho é como um abraço caloroso em forma líquida. Notas de frutas tropicais e uma leve acidez tornam este vinho uma opção sofisticada para acompanhar momentos de tranquilidade e celebração. Além disto, Chablis é o novo “pretinho básico” quando o assunto é vinho. Se a sua mãe está sempre antenada nas últimas tendências, é certo que já está de olho na majestosa região de Chablis. Feitos a partir da uva Chardonnay na sub-região da Borgonha que tem solo argilo-calcário repleto de fósseis marinhos, estão sempre entre os rótulos mais procurados.
♦ IMPORTANTE, NESTE DIA, NADA DE COZINHA - Apesar de muitas mães gostarem de cozinhar, nesse dia especial o ideal é preparar uma refeição especial para elas ou até mesmo levá-las a um restaurante requintado. A escolha do vinho vai depender da escolha do prato, se é à base de carne vermelha, carne branca, frutos do mar, se tem molho cítrico ou molho à base de tomate, por exemplo.
Para pratos à base de carne vermelha, um vinho tinto envelhecido em madeira, com caráter frutado, textura macia e final aveludado certamente vai agradar. Se a escolha for à base de carnes brancas ou frutos do mar, a uva Chardonnay, irá compor muito bem o momento. Para pratos mais substanciais com molhos brancos, um Chardonnay com passagem por barrica poderá satisfazer os gostos mais exigentes.
Com estas dicas você deverá agradar em cheio com o vinho de presente para sua mãe. Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).
Comments