top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

RIBOLLA GIALLA 2020 VILLAGIO CONTI – SERRA CATARINENSE - BRASIL

A visita de Humberto Conti ao enólogo Josko Gravner na Itália, que utiliza a casta para elaboração de vinhos “laranjas” foi decisiva para a escolha deste varietal, honrando as tradições italianas do vinhateiro brasileiro.

Há uma consideração que a uva seja de origem grega, da ilha de Cephalonia, mas é certamente o destaque na região do Friuli, no nordeste da Itália. Ela também é encontrada no litoral da Eslovênia, onde é conhecida como Rebula. A produção anual deste rótulo é de 1500 garrafas. Colheita e seleção manual dos cachos. O mosto foi fermentado em barricas de carvalho francês onde permaneceu por 3 meses, e também sofreu a fermentação malolática, o que traz a untuosidade do vinho. Após a malolática, permaneceu 6 meses estabilizando junto as borras no frio de São Joaquim.


● Uvas: 100% Ribolla Gialla


● Notas de Degustação: Cor amarela clara com alguns reflexos esverdeados, denotando claramente a jovialidade do vinho. Notas de floral de “dama da Noite”, de jambo, aromas de fruta cítrica como limão siciliano, de tangerina, e frutas de polpa amarela como damasco. A complexidade evolui no sentido de especiarias doces como baunilha e torrefação, mostrando que o vinho passou por madeira. No paladar de boa intensidade o vinho repete o perfil aromático e mostra um toque mineral. É um belo vinho branco, com boa acidez e estrutura, untuoso e com final persistente na boca. Fresco, equilibrado para a dureza. Apesar de ser um vinho branco tranquilo, me remeteu aos vinhos laranjas! E daí levar em conta que algumas pessoas irão amá-lo e outras não!


● Estimativa de Guarda: Pronto para beber, mas aguenta mais uns 4 anos fácil.


● Reconhecimentos e Prêmios: WBA 2019: Safra 2017 – Melhor Branco Outras Castas; WBA 2020: Safra 2018 – Melhor Branco Outras Castas;


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes brancas e peixes grelhados ou assados, massas com molhos brancos pouco a médio condimentados, carnes de frango e porco. Acompanhou muito bem uma casquinha de Siri.


Serviço: servi entre 8 e 10ºC, numa taça grande.


Faixa de Preço – $$


Em BH: SHOW ME THE WINE – Contatos com Flávio pelo celular: 99904-5238.

bottom of page