top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

RKATSITELI RESERVE ORANGE WINE SHABO 2018 - KAKHETI - GEÓRGIA

O Shabo Rkatsiteli pode ser definido como a própria essência do vinho laranja.

Para começar, é proveniente da região de Kakheti (na Georgia), onde foi originalmente desenvolvido o método de elaboração deste incomum estilo de vinho, há mais de 5 mil anos. O vinho laranja tem como base uvas brancas - neste caso a autóctone Rkatsiteli - e segue algumas etapas que são tradicionais na produção de vinhos tintos. Neste exemplar a fermentação junto com as cascas é realizada pelo método Kakhetian, isto é, ocorre nos tradicionais “kvevri” (ânforas de argila), que são tampadas, seladas com cera de abelha, e depois enterradas a 3 metros de profundidade. O vinho permanece nesses recipientes por 9 meses, extraindo das cascas sua cor e desenvolvendo um caráter único.


● Corte de uvas: 100% Rkatsiteli.


● Notas de Degustação: Cor laranja com certa turbidez. Aromas de flor de laranjeira, de casca de laranja da terra, de damasco, mostrando ainda toques doces de mel e própolis. Paladar com boa acidez, onde a compota de laranja se mostra com grande intensidade, com notas florais e um leve toque tostado, num vinho de médio para encorpado, com boa persistência. Álcool: 13%.


● Estimativa de Guarda: já pode ser bebido ou guardado por mais 3 anos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com peixes gordos assados no forno, como um salmão com molho de alcaparras, tem estrutura para acompanhar carnes de caça com molhos condimentados, pratos da culinária indiana e risotos em geral, podendo acompanhar muito bem queijos meio maduros.


Serviço: sirva entre 8 e 10ºC (Bebemos numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


Em BH – SHOW ME THE WINE – Flávio Scarpelli – (31) 99904-5238.


bottom of page