top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ROPITEAU BOURGOGNE 2017 – BORGONHA – FRANÇA

Em 1848, o jovem Jean Ropiteau, então com 24 anos, fundou com os seus cunhados a sua Casa Mercantil do Vinho. No início do século XX, a Casa continuou em expansão, mas permaneceu fiel aos seus valores. Posteriormente, em 1940, seu bisneto, Auguste Ropiteau, adquiriu as atuais adegas de Meursault por um baixo preço. Esta aquisição foi um sucesso tão grande que hoje o nome Ropiteau Frères se tornou sinônimo de “bons vinhos de Meursault”.

No cemitério da aldeia, a lápide de Marguerite Ropiteau (esposa de Jean), tem duas letras gravadas: SG. Estas letras representam “Sauva les Genevrières” e fala da batalha inegavelmente implacável liderada por esta notável mulher para manter a classificação de Premier Cru para este terroir. A vinícola produz vinhos em 19 denominações da Borgonha.


● Uvas: 100% Pinot Noir.


● Notas de Degustação: Pinot Noir da Borgonha com cor típica da casta, sob a forma de um vinho mais claro. Os aromas são de frutas frescas como cereja, framboesa e morango, associadas a leve nota mentolada ou herbácea, com toques de especiarias como a baunilha. No paladar, os taninos são macios, e o sabor repete as notas frutadas, com acidez equilibrada e boa persistência. Fim de boca mostrando toque da madeira. Um Borgonha francês com bom custo- benefício.


● Estimativa de Guarda: Está pronto. A estimativa de guarda é de 6 anos após a safra. Portanto, para beber até 2023!


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. Assado e carré de cordeiro, risoto de funghi, marinada de legumes e cogumelos, risoto primavera com tiras de mignon, chester ao forno, medalhão de filé-mignon, e queijos de massa no limite meio curada.


Serviço: servi entre 15 e 16ºC, numa taça grande.


Faixa de Preço – $$


EM BH - WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100

bottom of page