• Vinotícias

SERÁ QUE EXISTE UM VINHO PARA HOMENS E OUTRO ESTILO PARA MULHERES?

As mulheres preferem vinho branco! Os homens só bebem tinto! As mulheres gostam de vinho doce! Os homens compram menos vinho! Estes são apenas alguns dos mitos comuns que surgem sobre vinho e gênero, mas eles são realmente verdadeiros?



Uma estatística de 2012 em que podemos confiar é que a composição dos consumidores de vinho dos EUA é de aproximadamente 55% do sexo feminino e 45% do sexo masculino, segundo a empresa de Pesquisas Nielson, mas houve um aumento de homens adotando o vinho como bebida preferida na última década.


Então, o que realmente está acontecendo em torno do tema vinho e gênero nos EUA e que podemos refletir para o mundo do vinho? Para responder a essa pergunta, foi desenvolvido um estudo de pesquisa para explorar as diferenças na ocasião de beber vinho e a motivação entre homens e mulheres. O estudo incluiu entrevistas em profundidade com 30 homens e mulheres que bebem vinho, bem como uma pesquisa on-line com 305 consumidores de vinho (155 homens e 150 mulheres) residentes na Califórnia. Os resultados mostraram fortes semelhanças entre homens e mulheres em muitas categorias, mas também algumas diferenças surpreendentes.


Similaridades entre consumidores masculinos e femininos de vinho

Em termos de variedades de vinho preferidas, o estudo mostra que Cabernet Sauvignon e Merlot são os principais favoritos de homens e mulheres; no entanto, as mulheres também identificam o Zinfandel branco como uma forte preferência. O branco preferido para ambos os sexos é Chardonnay. Esses dados são consistentes com pesquisas anteriores que mostram que homens e mulheres americanos preferiam vinho tinto um pouco mais que branco.


Em termos de ocasiões para beber vinho, a pesquisa analisou respostas de homens e mulheres em 22 ocasiões diferentes de beber vinho. Destes, ambos os sexos relataram que bebem vinho com frequência semelhante em 16 dessas ocasiões. As quatro ocasiões de maior pontuação nas quais homens e mulheres concordaram são:

1) Com refeições em restaurantes finos

2) Em Ocasiões Especiais / Celebrações

3) Com refeições na casa de um amigo

4) Quando vão socializar com Amigos


Em termos de suas motivações para beber vinho, homens e mulheres concordaram que suas três principais motivações eram: 1) porque o vinho melhora a comida, 2) eles gostam do sabor do vinho, e 3) ajuda no relaxamento.


Diferenças entre consumidores masculinos e femininos de vinho

Nas seis ocasiões em que há uma diferença estatística na maneira como homens e mulheres californianos consomem vinho, as mulheres relataram menor frequência de consumo do que os homens:

1) Sozinho em casa para relaxar depois do trabalho

2) Sozinho ao cozinhar

3) Sozinho em um bar

4) Com refeições em casa sozinho

5) Com refeições em casa

6) Com refeições para negócios


O fato de quatro dessas ocasiões serem situações "sozinhas" é provavelmente o principal motivo da diferença. Isso ocorre porque as mulheres identificam os benefícios sociais do consumo de vinho com mais frequência do que os homens. Isso também pode ser verdade para beber vinho com as refeições em casa, se outras pessoas não comparecerem, ou durante uma refeição de negócios que pode não ser percebida como um ambiente social descontraído.


Em termos de motivação, o estudo mostra que as mulheres identificam razões sociais e de relaxamento para beber vinho em mais ocasiões do que os homens. Os homens, por outro lado, identificam razões mais pragmáticas para beber vinho, mesmo em ambientes sociais, onde se concentram em aspectos técnicos e exibem conhecimento. Algumas citações para ilustrar isso são:


(Mulheres) “É divertido estar com os amigos e conversar sobre o vinho.” "É uma coisa social."


(Homens): "Gosto de considerar a natureza histórica do vinho". "Eu gosto de colecionar vinhos." “Acho que as mulheres gostam de beber vinho com as amigas. Os homens usam o vinho como um fator de exibição. Eles costumam se gabar disso. "


Com relação a qual sexo compra e paga mais pelo vinho, este estudo apoia as estatísticas atuais que mostram que as mulheres consomem mais vinho, selecionando-o em relação a outras bebidas alcoólicas mais que os homens, em pelo menos 10%. No entanto, os homens geralmente gastam mais em uma garrafa de vinho do que as mulheres.


Implicações para o marketing do vinho

Os resultados deste estudo sugerem implicações e oportunidades potenciais para a comercialização de vinhos.


As promoções de vinho quanto ao gênero ainda são muito relevantes - esta pesquisa mostra que, em geral, há muito em comum entre homens e mulheres da Califórnia em termos de ocasiões para beber vinho, motivações para beber e estilo de vinho preferido. Isso sugere que as promoções de vinho neutras em termos de gênero provavelmente terão mais sucesso em atingir uma maior população demográfica e, portanto, uma participação no mercado.


Oportunidade de focar o marketing de vinho nos homens - este estudo ilustra que os homens estão bebendo vinho em mais novas ocasiões e gastam mais dinheiro com vinho do que as mulheres. A vantagem de criar uma linha de vinhos direcionada para os homens é que as mulheres terão curiosidade sobre o vinho e provavelmente comprarão uma garrafa para conhecer o seu gosto.


No entanto, o inverso não pode ser dito sobre linhas de vinhos voltadas para mulheres, porque a pesquisa publicitária mostra que a maioria dos homens não está disposta a comprar um produto projetado para mulheres, a menos que seja um presente para uma mulher. Podemos citar como exemplo a resistência de provar vinhos rosés!


Um marketing de vinhos mais objetivo

Para as mulheres o vinho pode significar muitas coisas diferentes. Muitas vezes, as mulheres preferem isso, porque o vinho as faz sentir bonitas ou o vinho as ajuda a se abrir, a se acalmar ou a se conectar com as amigas. Na maioria dos casos, a conexão emocional das mulheres com o vinho é realmente positiva, desde que o consumo seja moderado.

As evidências também mostram que beber vinho é realmente benéfico para as mulheres, pois ajuda a reduzir as chances de doenças cardíacas, câncer de mama, além de aumentar a memória e o funcionamento do sexo, além de ajudar na vida útil mais longa. Além disso, a maioria das mulheres também considera que provar uma taça de vinho a noite é uma maneira adequada e segura de aliviar o estresse do dia.


As mulheres nos empregos de alta pressão são mais propensas a beber vinho, mas é realmente difícil entender se a razão por trás disso é a tentativa de acompanhar a cultura da bebida ou procurar a diversão e o alívio de uma situação.


Para a saúde física e mental, as mulheres colocam que tomar uma ou duas taças de vinho, criam inúmeros benefícios na bebida para elas. Assim, pode-se dizer que a maioria das mulheres prefere vinho e isso também se deve às boas razões. Seja amargo ou doce, o vinho é realmente um ótimo companheiro. As mulheres também consideram o vinho como a bebida mais elegante de todos os tempos. A melhor coisa sobre o vinho é que, diferentemente de outros tipos de bebia alcoólica, o vinho é ótimo para aquelas pessoas que preferem uma alegria feliz e não uma bebedeira extrema (com uma terrível ressaca no dia seguinte). Além de tudo isso, também existem outras razões pelas quais as mulheres preferem o vinho em relação aos homens.


Aqui estão alguns dos motivos:

● O vinho é um suco de uva fermentado, e nenhuma fruta faz mal à saúde.

● O vinho é o tipo mais elegante de álcool. Seja em uma garrafa ou uma taça, o vinho pode aumentar seu quociente de estilo imediatamente.

● De acordo com os estudos científicos, o vinho tinto é realmente bom para o coração.

● O vinho tinto pode ser consumido com sobremesa, prato principal ou como aperitivo.

● O vinho nunca faz você se sentir inchado, não importa o quanto você bebe. Não se pode dizer o mesmo da cerveja, por exemplo.

● O vinho pode ser considerado a forma líquida de alguns alimentos de conforto.

● O sabor do vinho é completamente diferente do sabor da tequila, vodka ou rum. Na verdade, tem um gosto agradável.

● O vinho é versátil. Então, você pode participar de uma happy-hour, de uma celebração, de um jantar, de uma noitada, e ele estar presente em todas estas oportunidades.

● Existem muitos tipos de vinhos disponíveis no mundo. De fato, nenhum outro tipo de álcool tem tantas variações e portanto, versatilidade.

● A melhor coisa sobre o vinho é que as pessoas podem beber muito sem ficarem bêbadas ou se tornarem alcoólatras. Esta é também uma das razões pelas quais as mulheres preferem vinho.

● Por último, mas não menos importante, é possível fazer desde um piquenique no campo ou um jantar formal, e o vinho poderá ser um grande companheiro em todas estas horas !!! Saúde !!!

Fonte: Parte do material deste artigo veio da pesquisa da Dra. Liz Thach, MW que é professora da Wine Business & Management da Sonoma State University. Por sua vez, o estudo de pesquisa é baseado na sua dissertação de mestrado para o Institute of Masters of Wine, em Londres. Uma versão do estudo foi publicada no Journal of Wine Research 2012, vol. 23, nº 2, sob o título: Hora do vinho? Identificação de diferenças em ocasiões de consumo de vinho para consumidores masculinos e femininos. O artigo está disponível em http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09571264.2012.676542 , bem como nas coleções da Biblioteca da Universidade Estadual de Sonoma e da Biblioteca de Vinhos Healdsburg do Condado de Sonoma.

12 visualizações

Receba o Vinoticias toda semana!

por MÁRCIO OLIVEIRA

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais