top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

TIGNANELLO 2015 – MARCHESI ANTINORI – TOSCANA – ITÁLIA

A família Antinori dedica-se à produção de vinho há mais de seiscentos anos. Desde então, em 1385, Giovanni di Piero Antinori tornou-se membro da Arte Fiorentina dei Vinattieri.

Ao longo da sua longa história, abrangendo 26 gerações, a família sempre geriu esta atividade diretamente, fazendo escolhas inovadoras e por vezes corajosas, mas mantendo sempre um respeito inalterado pela tradição e pelo território.


Tenuta Tignanello está localizada no coração do Chianti Classico, nas colinas entre os vales de Greve e Pesa, cobrindo uma área total de 319 hectares de terra, em que cerca de 130 hectares são vinha.


Entre as suas vinhas, encontram-se dois tesouros: a vinha de Tignanello e a vinha de Solaia, que se estendem na mesma encosta, em solos derivados da marga marinha do Plioceno com calcário e xisto, originando vinhos de perfis capazes de iniciar o que é chamado o renascimento do vinho italiano.


Tignanello é um Supertoscano que mantém a identidade e personalidade do seu terroir. O blend é composto principalmente por Sangiovese, que lhe confere personalidade e potência, e Cabernets Sauvignon e Franc, que lhe agregam elegância e estrutura.


● Corte de uvas: Elaborado com 80% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc, com passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês e 12 meses em garrafa.


● Notas de Degustação: Vinho com cor rubi sem sinal de evolução. No nariz predominam os aromas de frutas maduras como framboesas, cerejas e ameixas, notas de especiarias e um toque de alcaçuz. No paladar mostra os sabores de frutas vermelhas, framboesas e alcaçuz, sendo equilibrado, fino, com taninos macios e boa acidez. Rico e intenso, com bastante tipicidade das uvas, bastante frutado e elegante. Mostra notas minerais que lhe conferem um final longo, persistente e muuuuito gostoso.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, podendo envelhecer por mais 8 anos!


● Reconhecimentos: 98 Pontos James Suckling, 93WS e 92RP.


● Notas de Harmonização: vai muito bem com queijos maduros e carnes assadas ou grelhadas em geral, carnes de caça, pratos com cogumelos. Acompanhou muito bem um Fettucine com ragu de cordeiro.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – Estelar


Servido durante uma Degustação GRANDES TAÇAS VINOTICIAS.

Comments


bottom of page