top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

TIO PEPE FINO DE JEREZ – GONZALES BYASS - JEREZ - ESPANHA

Esta semana realizamos vários eventos durante a Sherry Week (Semana do Jerez), numa parceria com as Luluvinhas. Foram desenvolvidas uma degustação presencial, uma Live e um Jantar Virtual em que procuramos mostrar a excelência deste vinho.

Muitos não sabem, mas o Jerez, vinho produzido em torno da cidade de Jerez, na região de Andaluzia, no sul da Espanha, é considerado o mais antigo da Europa. Ele é produzido há mais de 3.000 anos. Sua complexidade, no entanto, não fica apenas por conta de sua produção, já que é feito por um processo único de corte em etapas, onde são misturados vinhos velhos e novos, o chamado sistema Solera.


Sua complexidade, também, fica em torno de suas diferentes facetas, uma vez que pode ser encontrado em diversos estilos.


Apesar de ser produzido há séculos, ainda é um desconhecido para muitos amantes de vinhos, o que é uma grande injustiça, já que, sendo muito versátil, possui versões que vão de seco, pálido e delicado até aos potentes ébanos açucarados. Acompanha muito bem pratos de difícil harmonização, como as saladas temperadas com vinagres e molhos cítricos, sopas, ceviches e pratos asiáticos, por exemplo. Está mais que na hora de provar Jerez !!!


● Corte de uvas: 100% Palomino Fino.


● Notas de Degustação: Vinho seco que chega a dar a sensação de salgado, muito típico do Jerez tipo Fino e Manzanilla. O aroma é mineral com notas de caju e mel discreto. Em boca é seco, possui bom frescor (boa acidez) o que equilibra o potente grau de álcool (15%).


● Estimativa de Guarda: Produzido em Sistema de Solera de 4 anos, já pode ser bebido e creio que vai bem por mais 2 anos. Não é safrado.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com Presunto Serrano com Amêndoas fritas em Azeite com Chuva de Flor de Sal e Azeitonas.


● Serviço: servir entre 6 e 8ºC, numa taça estilo de degustação (taça ISO).


● Faixa de Preço – $$$


Em BH – CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177. Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-

bottom of page