TOKAJI ASZÚ 6 PUTTONYOS 1997 DISZNOKÓ – HUNGRIA
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- há 2 horas
- 2 min de leitura
A vinícola Disznoko em Tokaji, Hungria, é famosa por elaborar seu próprio estilo de vinhos húngaros que ainda estão de acordo com os lendários vinhos doces da região.

Os vinhos Disznoko Tokaji Aszus produzidos na propriedade podem ser descritos como vinhos nobres contemporâneos que alcançaram o equilíbrio perfeito entre a fruta, a variedade de uva e o terroir da área.
♦ Terroir favorável - O terroir em Disznoko é conhecido por ser um dos locais de cultivo de uvas mais favoráveis para Aszu em todo o Tokaji. As videiras Disznoko são plantadas em um único pedaço de terra e são plantadas apenas com variedades de uvas nobres da região, principalmente Furmint. A vinícola Disznoko tem sob sua propriedade 104 hectares.
♦ Uvas produzindo vinhos únicos - As uvas produzidas pelas videiras são todas vinificadas separadamente, o que permite que o melhor seja extraído de cada uva para produzir apenas vinhos da mais alta qualidade. A busca dos produtores de vinho é manter a pureza da uva enquanto elaboram vinhos que são únicos e individuais em caráter. Hoje, a vinícola produz vinhos secos, vinhos de colheita tardia e vinhos Aszú.
Um ícone entre os vinhos doces do mundo, o Tokaji Aszú 6 Puttonyos combina rara intensidade aromática com delicadeza e equilíbrio. Elegância húngara em estado puro, com camadas de frutas secas, mel e notas botritizadas que encantam os paladares mais exigentes.
● Composição de Uvas: combinação de uvas Furmint e Hárslevelú. A safra 1997 é considerada histórica na Hungria.
● Notas de Degustação: Amarelo dourado intenso com reflexos acastanhados. Aromas intensos e complexo. Frutas exóticas, mel, pêssego e damasco. No paladar é encorpado. Doce, rico, equilibrado com excelente acidez. Impressionou pelo equilíbrio entre doçura e acidez, revelando camadas de complexidade a cada gole. Um vinho de contemplação, ideal para momentos memoráveis.
● Estimativa de Guarda: Graças à sua acidez natural, pode ser guardado por décadas, evoluindo em elegância e complexidade. Aos 28 anos de guarda mostra que tinha potencial para ir mais adiante.
● Reconhecimentos: 98 Decanter.
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar Foie Gras, queijos azuis e sobremesa a base de creme e frutas de polpa branca ou amarela. Combinou perfeitamente com uma Pêra confitada ao creme de iogurte e crumble de castanhas preparada pela Chef Carol Machado.
● Serviço: servir entre 7º C e 8º C. (A temperatura de serviço ideal para vinhos Tokaji, que são geralmente brancos doces, varia entre 6°C e 12°C, dependendo da complexidade e do estilo do vinho Tokaji Aszú. Vinhos mais complexos, como os de maior número de Puttonyos, podem ser servidos um pouco mais frescos, mas todos se beneficiam de uma temperatura mais baixa para realçar seus aromas e sabores e evitar a sensação de excesso de álcool ou doçura).
● Valor: $$$$$
● Estava adegado e foi servido numa Confraria de Amigos em BH.





Comentários