top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VINOGOURMET MENDOZA - 19 A 25 DE AGOSTO DE 2022

A Argentina é um dos principais produtores de vinhos, não somente do continente americano, mas do chamado Novo Mundo, e a sua Denominação de Origem principal e mais destacada, sem dúvida alguma, é a de MENDOZA.

Quando se fala em vinho argentino, é Mendoza que vem logo à lembrança, porque em sua província é produzido cerca de 70% de todo o vinho nacional, e responde pela exportação de 20% do que produz. Ela fascina qualquer amante de vinho com a diversidade de rótulos produzidos nas mais de mil bodegas locais, dos mais populares aos mais sofisticados.


Se destacam 4 diferentes áreas de cultivo e produção:

● Região do Centro, entorno a capital Mendoza, num raio de até 40 km., onde nos encontramos com Maipu, Godoy Cruz, Luján de Cuyo, Perdriel e Agrelo.

● Região Leste, a unos 80 km. ao leste de Mendoza com Lavalle, San Martín, Santa Rosa e Rivadavia

● Região do Vale do Uco, uns 100 km. ao sul-oeste de Mendoza, uma das áreas cultivadas de maior qualidade de toda Argentina, com Tupungato, Tunuyán e San Carlos, e

● Região Sul, a mais distante de Mendoza, a uns 250 km. para o sul com San Rafael, General Alvear e Malargüe


Desde o sopé da cordilheira dos Andes e o Aconcágua, como referência, continua ao Leste um deserto de 149 mil kmts2., que no último milênio foi se tornando em magníficos oásis de cultivo e de vida na área de Cuyo.


Vinhedos, oliveiras, canais, valetas, ruas arborizadas com plátanos diagramam com suas galerias de diferentes tonalidades de verdes à cidade de Mendoza e seus arredores.


Mendoza possui uma série de oportunidades para os visitantes, tanto em turismo de lazer, aventura, montanha como esqui e até para os mais ousados, a ascensão ao Aconcágua, mas também, e principalmente, para os amantes da Boa Mesa e dos Grandes Vinhos, como muitos que encontramos nesta região e que já ganharam destaque entre a vitivinicultura mundial.


E essa evolução da qualidade e consumo do vinho argentino, seu dinamismo em constante mutação, desde vinícolas industriais, boutiques e artesanais, sejam com grande aplicação das tecnologias como mantendo, outras, a tradição como lema, é o que pretenderemos descobrir ao longo desta experiência, junto a outros elaboradores de produtos gastronômicos como azeite, vivenciando também a Boa Mesa com Chefs e Restaurantes de renome na região, sem mencionar o objetivo principal de visitar as vinícolas locais.


1.- ROTEIRO PRELIMINAR PREVISTO DIA POR DIA

1º DIA. 19 AGO (SAB) – BELO HORIZONTE / SÃO PAULO / MENDOZA

GOL. G3 1359. Confins (CNF)/Guarulhos (GRU). 07:00/08:20 GOL. G3 7486. Guarulhos (GRU)/Mendoza (MDZ). 10:35/14:35


Chegada, recepção, assistência e traslado em serviço privativo com Micro-ônibus de até 24 lugares com guia local em português até o hotel no centro de Mendoza (Aprox. 12 km/25 min)

Acomodação de 6 noites com café da manhã e impostos no Hotel DIPLOMATIC 4*SUP em apartamento STD, excelentemente bem localizado. Check-in a partir das 15h00. Resto da tarde livre.

À noite, às 19h30 reunião do grupo na recepção e saída a pé para o MAGNOLIA RESTÓ a 600 m do hotel de ambiente moderno e refinado para JANTAR (incluso) de Boas-vindas de 3 tempos com unicamente águas, deixando os vinhos a escolha no momento e segundo preferência dentre uns 180 rótulos para acompanhar com pagamento direto ao restaurante. www.magnoliaresto.com


2º DIA. 20 AGO (DOM) – MENDOZA – LUJÁN DE CUYO 1 – MENDOZA

Após café da manhã no hotel saída (horário ainda por determinar) com o Micro-ônibus para a sub-região de Luján de Cuyo na zona norte de Vistalba, sem guia local assistente. Chegada para Visita e Degustação “Cadus Selección del Enólogo” de 4 vinhos na Bodega NIETO SENETINER (Aprox. 18 km/30 min):

-Cadus. Chardonnay.

-Cadus. Malbec

-Cadus. Signature Series Criolla Chica

-Cadus. Blend de Alturas Malbec

Na sequência, Visita, Degustação “Premium” de 5 vinhos e Almoço Harmonizado Bodega KAIKEN (Aprox. 6 km/10 min) www.kaikenwines.com

Degustação: -1 Espumante

-2 Ultra

-1 Obertura

- Ícono MAI


E finalmente ALMOÇO (incluso) no Restaurante RAMOS GENERALES da própria vinícola assinado pelo Chef Francis Mallmann de 3 Tempos harmonizado com outros 3 vinhos da bodega e águas.

Finalizado o almoço retorno para Mendoza (Aprox. 25 km/35 min) onde vamos nos encontrar com o guia local em português e iniciar, na sequência, visita panorâmica e de orientação em Mendoza de aproximadamente 2 hs. deixando o grupo no final desta visita no Hotel Diplomatic.

Resto do final de tarde, noite e jantar livres.

3º DIA. 21 AGO (2ª feira) – MENDOZA – VALLE DE UCO – MENDOZA

Após do café da manhã no hotel, saída prevista às 08h00 com o Micro-ônibus para a sub-região de Valle de Uco sem guia local assistente.

Chegada para Visita e Degustação “Polígonos” de 4 vinhos na Bodega PIEDRA INFINITIA ZUCCARDI VALLE DE UCO (Aprox. 120 km/1h40)

Nota: Pela terceira vez consecutiva, The World´s Best Vineyard reconheceu a famosa vinícola argentina, Zuccardi Valle de Uco, como a melhor do mundo. O paraíso do vinho mendocino recebeu o título dado por um júri de 600 especialistas que selecionaram os premiados entre mais de 1500 estabelecimentos.

Em que se baseiam para eleger? Na qualidade dos vinhos, está claro -Finca Piedra Infinita Gravascal 2018, um de seus malbecs, tinha atingido a pontuação mais alta possível na revista Robert Parker´s Wine Advocate, “os 100 pontos Parker”- mas também são avaliados fatores como a gastronomia, o tour, a acessibilidade, o ambiente, o atendimento, a reputação e a paisagem.

Na lista das 10 melhores vinícolas do mundo, volta a aparecer a bandeira Argentina com Catena Zapata no sétimo lugar. Mas não fica aí: os nomes argentinos pisam forte ao longo de todo o top 50. Trapiche no 18° lugar, El Enemigo no 24°

Degustação: Polígonos é a seleção de varietais que se mostram fielmente, de acordo ao “Pueblo” (terrunho) de onde provém. O “Pueblo” a o nome aos vinhedos. Tem uma expressão rica e profunda do lugar através da sua geografia, clima, aspectos sociais, histórico e econômicos, sendo:

-Polígonos Sauvignon Blanc

-Polígonos Altamira

-Polígonos San Pablo

-Polígonos Tupungato Alto

Na sequência, Visita e Degustação “IG San Pablo” de 4 vinhos na Bodega SALENTEIN (Aprox. 45 km/1h).

Salentein Single Vineyards é uma linha de vinhos 100% varietais, provenientes de uma única parcela na área mais alta do Vale do Uco. Serão degustados 4 vinhos da linha de Luxo Single Vineyard IG San Pablo.


Logo a seguir continua para Visita, Degustação 5 vinhos e Almoço Harmonizado na Bodega LA AZUL (Aprox. 4 km/5 min)

Degustação dos vinhos:

- Sauvignon Blanc 2021

- Malbec 2021

- Cabernet Sauvignon 2020

- Reserva 2018

- Gran Reserva será provado direto da barrica

E finalmente, ALMOÇO (incluso) harmonizado de 3 tempos com 4 taças de vinho e águas.

Finalizado ao almoço retorno para o hotel em Mendoza (Aprox. 95 km/1h20)

Chegada resto da tarde, noite e jantar livres.

4º DIA. 22 AGO (3ª feira) – MENDOZA – MAIPÚ 1 – MENDOZA

Após café da manhã no hotel saída (horário ainda por determinar) com o Micro-ônibus para a sub-região de Maipú sem guia local assistente.

Chegada para Visita e Degustação “Experiencia Trapiche” de 4 vinhos na Bodega TRAPICHE

(Aprox. 18 km/30 min)

-2 vinhos da linha exclusiva Lateral

-1 vinho da linha Gran Medalla

-1 vinho da linha Selección de Terroir Series


Na sequência, Visita e Degustação “Q” de 3 vinhos e Almoço Harmonizado na Bodega SANTA JULIA e Degustação na Oleícola ZUELO (Aprox. 30 km/30 min) www.zuelo.com.ar

Ambos os lugares, da vinícola como oleícola estão bem próximos, separadas por aprox. 1,5 km.

A Degustação “Q” contará com os vinhos:

- Zuccardi Q Chardonnay

-Jose Zuccardi e - Aluvional Paraje Altamira

E por outro lado, a Degustação de 3 AOVE´s (Azeite de Oliva Virgem Extra):

-Zuelo Suave

-Zuelo Arauco

-Zuelo Orgânico


E finalmente ALMOÇO (incluso) no Restaurante CASA DEL VISITANTE na Bodega Santa Julia de 3 tempos harmonizado com 4 vinhos: Zuccardi Serie A Torrontes, Zuccardi Q Tempranillo, Zuccardi Concreto e o vinho de licor Malamado Viognier, e águas.

Finalizado ao almoço retorno para o hotel em Mendoza (Aprox. 40 km/45 min)

Chegada resto da tarde, noite e jantar livres.


5º DIA. 23 AGO (4ª feira) – MENDOZA – LUJÁN DE CUYO 2 – MENDOZA

Após café da manhã no hotel saída (horário ainda por determinar) com o Micro-ônibus para a sub-região de Luján de Cuyo, porém desta vez, na zona mais a sul de Agrelo/Perdriel, sem guia local assistente.

Chegada para Visita e Degustação “La Família es Todo” de 5 vinhos na Bodega CATENA ZAPATA (Aprox. 40 km/45 min). Da Itália para Mendoza, do Bonarda ao Malbec, a história da Família Catena Zapata é parte da história do vinho argentino. O sentido desta degustação é permitir ao amante do vinho conhecer os ícones da vinícola os quais contam a centenária história da família que redefiniu a palavra “vinho” na Argentina, criando as bases do conceito “Premium”.

Vinhos da degustação:

- Saint Felicien Bonarda

- DV Catena Malbec-Malbec

- Angélica Zapata Chardonnay Alta

- Catena Zapata Malbec Argentino

- Nicolás Catena Zapata

Na sequência, Visita e Degustação “Explorer” de 5 vinhos na Bodega VIÑA COBOS (Aprox. 10 km/15 min). Com vinte anos de história, a jovem vinícola foi criada por Paul Hobbs e dois mais enólogos que confiaram na terra argentina para criar o «Cobos Malbec 2011», que ganhou a maior pontuação de um dos mais reconhecidos críticos do mundo, James Sukling.

Degustação dos vinhos:

- 1 Bramare Appeletion

- 2 Viña Cobos Vinculum

- 2 Viña Cobos Vineyard Designate

Logo a seguir continua para Visita e ALMOÇO (incluso) Harmonizado de 4 Tempos/4 Vinhos e águas na Bodega DOMÍNIO DEL PLATA de Susana Balbo, considerada a Primeira-Dama do Vinho Argentino, a primeira enóloga mulher da Argentina e eleita várias vezes a mulher mais influente do mundo dos vinhos hermanos. (Aprox. 5 km/5 min)

Finalizado ao almoço retorno para o hotel em Mendoza (Aprox. 35 km/40 min)

Chegada resto da tarde, noite e jantar livres.

6º DIA. 24 AGO (5ª feira) – MENDOZA – MAIPÚ 2 – MENDOZA

Após café da manhã no hotel saída (horário ainda por determinar) com o Micro-ônibus para a sub-região de Maipú sem guia local assistente.

Chegada para Visita e Degustação “Vino & Chocolate” de 3 vinhos na Bodega TRIVENTO (Aprox. 25 km/30 min) www.trivento.com

Uma degustação para descobrir a maravilhosa combinação de aramos, texturas e sabores que se mostram na harmonização nos paladares ao degustar os vinhos da linha Trivento Golden Reserva com os chocolates artesanais da região.

Logo a seguir continua para Visita, Degustação “Trío Enemigo” e Almoço Harmonizado na Bodega CASA VIGIL EL ENEMIGO (Aprox. 7 km/10 min). Serão degustados 3 dos seus vinhos, para depois, na mesma mesa da degustação continuar com o ALMOÇO (incluso) Harmonizado de 3 Tempos com os mesmos 3 vinhos da degustação e água.

Finalizado ao almoço retorno para o hotel em Mendoza (Aprox. 30 km/40 min)

Chegada resto da tarde livre.

À noite, às 19h30 reunião do grupo na recepção e saída a pé para o RESTAURANTE CORDILLERA VINOS Y FUEGOS a 100 m do hotel de ambiente moderno e refinado para JANTAR (incluso) de Despedida de 3 tempos sem bebidas, deixando os vinhos a escolha no momento e segundo preferência dentre a sua extensa carta de vinhos para acompanhar com pagamento direto ao restaurante. https://web.facebook.com/cordillera.vinosyfuegos/

7º DIA. 25 AGO (6ª feira) – MENDOZA – SÃO PAULO – BELO HORIZONTE

Café da manhã no hotel e manhã livre até a saída do traslado. Check-out até as 12h00.

12h45. Saída prevista do traslado em serviço privativo com Micro-ônibus de até 24 lugares sem assistência de guia local até o Aeroporto de Mendoza (Aprox. 12 km/25 min)

13h25. Apresentação no balcão da GOL no Aeroporto de Mendoza.

GOL. G3 7487. Mendoza (MDZ)/Guarulhos (GRU). 15:25/18:55 GOL. G3 1338. Guarulhos (GRU)/Confins (CNF). 21:45/22:55

2.- SERVIÇOS

PARTE TERRESTRE INCLUI

· 6 noites de acomodação no hotel indicado no roteiro em Mendoza com café da manhã tipo buffet e impostos.

· 2 Jantares de 3 tempos, Boas-vindas e Despedida, sem bebidas, conforme indicados no roteiro.

· 12 a vinícolas com degustação de entre 3 e 5 vinhos (Nieto Senetiner -4-, Kaiken -5-, Piedra Infinita -4-, Salentein -4-, La Azul -3-, Trapiche -4-, Santa Julia -3-, Catena -5-, Cobos -5-, Domínio del Plata, Trivento -3-, El Enemigo -3-), sendo uma das degustações harmonizada com Chocolates Artesanais (Trivento)

· 5 almoços em vinícolas de 3 tempos harmonizados entre 3 e 4 dos seus vinhos e águas (Kaiken -3-, La Azul -3-, Santa Julia -4-, Domínio del Plata -4- e El Enemigo -3-)

· 1 visita ao produtor de AOVE (Azeite de Oliva Virgem Extra), Zuelo da Família Zuccardi com degustação de 3 AOVE´s.

· No final da viagem entre as degustações e almoços terão sido degustados mais de 50 rótulos diferentes.

· 1 visita cultural e turística panorâmica com guia local em português de meio dia em Mendoza

· Todos os traslados em serviço e motorista privativo em Micro-ônibus de 24 lugares dispondo de assistência de guia local no traslado inicial de chegada Aeroporto/Hotel e o restante dos serviços unicamente com o motorista.

· Acompanhamento durante o percurso do Consultor Vitícola Márcio Oliveira (*).

· Completa apostila com informações do destino, regiões e produtores vitivinícolas visitados.


(*) NOTA: Perfil de Márcio Pinto Oliveira. Membro da SBAV-MG (Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho) Diretor Degustação da Associação de Sommeliers Profissionais de BH, Monitor da ABS-Minas (Associação Brasileira de Sommeliers), Consultor de Vinhos e de Marketing Estratégico Empresarial em Importadoras, Delis e Supermercados, Júri da Feira Internacional ExpoVinis São Paulo e da ViniPortugal, Coordenador de Degustação de várias confrarias em BH, Autor de numerosas Palestras, Cursos e do Informativo Virtual Semanal Vinotícias, Personalidade do Mundo do Vinho 2004, 2005, 2006 e 2010 do Prêmio Amigo do Vinho SBAV-MG e apontado na categoria "Pessoa do Vinho Mais Influente" no Brasil 2009 pela Revista alemã “Wine Business International”. www.vinoticias.com.br

PARTE AÉREA INCLUI

· Passagens aéreas internacionais da GOL, ida e volta desde Belo Horizonte a Mendoza via São Paulo em classe turista

· Uma peça de bagagem para despacho cuja soma do cumprimento + largura + altura de cada peça não supere os 158 cm (80 + 50 + 28)

· Uma peça como bagagem de mão na cabine com medidas de 55 + 35 + 25 = 115 cm.

· Conforme horários indicados no programa, sujeitos a variação.

· Todas as taxas de embarque.

NÃO INCLUI

· Custos derivados do Covid-19

· Refeições e/ou bebidas não mencionadas ou indicadas como ¨livre¨

· Carregadores de bagagens nos aeroportos e hotel.

· Excesso de bagagem, tanto no aéreo como no terrestre a ser acertado direto no momento.

· Seguros de Assistência em Viagens, Cancelamento e Up-Grade C-19.

· Gratificações voluntárias para o guia local e motorista.

· Serviços extras de caráter pessoal, tantos nos hotéis e em outras situações.

· Tudo o mais que não esteja relacionado especificamente no item acima “o preço inclui“.

3.- VALORES e PAGAMENTO


3.1.- Parte Terrestre

- US$ 2.354,00 por pessoa em acomodação Dupla

- US$ 629,00 de acréscimo para ficar em acomodação Individual

Nota: Valores para mínimo de grupo composto por 17 pessoas inscritas.

Pagamento “a vista facilitado”

  • Sinal de R$ 2.500,00 como INSCRIÇÃO no momento da solicitação da reserva junto ao preenchimento da Ficha de Inscrição no Programa. Por transferência bancária. Sinal a ser descontado no pagamento final. Nota: Se decidir participar, não deixe se inscrever até o último dia sendo que as tarifas aéreas tendem a aumenta ao longo do tempo. Faça a sua inscrição e emita o seu bilhete quanto antes!

  • Pagamentos intermediários que o inscrito desejar abater ao longo do processo pelos valores que estipular em R$ pode ser feito para abaixar o valor no pagamento final.

  • Pagamento final até 30 dias antes da saída, 18 JUL 2022 em R$ ao câmbio do dia por depósito bancário ou PIX descontando o valor do sinal inicial em R$ como possíveis demais pagamentos que tenham sido realizados no seu plano particular de pagamento.

  • OBS.: Caso o grupo não se formar ou não sair, o sinal inicial será integralmente reembolsado.

3.2.- Parte Aérea:

US$ 950,00 da Passagem Aérea em classe turista ida e volta com taxas aéreas

Pagamento facilitado

Em R$ ao câmbio do dia da emissão de todas as passagens do grupo logo após o dia em que a formação do grupo esteja confirmada, conforme disponibilidade no momento e opção preferida.

  • Por depósito bancário ou cartão de crédito.

  • No caso de cartão de crédito, opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros.

  • O cartão de crédito deverá ser emitido no Brasil de pessoa física, e não poderá ser corporativo. No Amex, Visa, Master ou Diners.

  • Necessário preenchimento com assinatura de autorização de débito, acompanhada de cópia frente e verso do cartão de crédito utilizado para a compra, assim como frente e verso do RG ou Passaporte do titular do cartão.

OBS:

  • Os valores da passagem e taxas mencionadas assim como número de parcelas para pagamento são condições flutuantes e, portanto, podem mudar até a emissão do grupo.

  • Opção em classe executiva sob consulta de acordo a disponibilidade no sistema.

3.3.- Alternativas de Pagamento Terrestre e/ou Aéreo

  • Sob consulta, outras formas de financiamento em R$ tanto da parte terrestre como da aérea, com juros ajustadas a cada necessidade e preferência e em até 10 vezes no cartão de crédito Visa ou MasterCard, sendo sempre 30% de entrada por depósito bancário e as restantes 9 parcelas no cartão escolhido.

  • Veja o parcelamento desejado e será apresentado um plano personalizado concreto para sua avaliação.

Informações e Pré-Reservas: Na Zenithe Travelclub. Consultoria e Operadora de Viagens Culturais e de Conhecimento. Belo Horizonte. Tel.: (31)3225-7773. Contatos: GERMÁN ALARCÓN-MARTÍN com e-mail para contatos: german@zenithe.tur.br, com a indicação de “VinoGourmet Mendoza 2022”.

bottom of page