top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

FALANDO SOBRE VINHOS E SAÚDE


Se o polifenol é benéfico para a saúde e praticamente tudo no vinho que não é álcool ou água é o polifenol vale a pena saber um pouco mais sobre ele. Incluem taninos, pigmentos de cor, aromas, resveratrol, procianidinas e cerca de 5.000 outros compostos vegetais. Os polifenóis inibem a formação da placa de colesterol nos vasos sanguíneos e é por isso que o vinho está conectado com a saúde do coração.

Então uma pergunta a ser feita é quais vinhos têm os níveis mais altos de polifenóis?

Os polifenóis foram encontrados nas cascas e nas sementes de uvas. Vinhos que são feitos com o contato com a casca (vinhos tintos e vinhos de laranja) têm níveis elevados de polifenóis. Algumas variedades de uva têm maiores concentrações, mais notavelmente:

● Tannat – uva que faz o vinho de Madiran no sudoeste da França, que também cresce em abundância no Uruguai.

● Sagrantino - uma uva rara da Úmbria, produzindo vinhos profundamente coloridos.

● Petite Sirah - também conhecido como Durif, e que cresce na Califórnia.

● Marselan - um cruzamento bem sucedido entre Cabernet Sauvignon e Grenache com bagas muito pequenas que criam vinhos com intensos tons profundamente roxos. Uma raridade encontrada em pequenas quantidades na França, Espanha, China, Argentina, Brasil e Uruguai.

● Nebbiolo - uva importante do Piemonte, na Itália.

Estas uvas contêm entre 2-6 vezes mais conteúdo de polifenóis que outras variedades mais populares como Pinot Noir e Merlot. As concentrações de polifenóis são mais elevadas quando o vinho é jovem. Claro, há muitas outras variáveis ​​envolvidas, incluindo como as uvas foram colhidas e o vinho foi feito. Então, se você está procurando uma resposta qual vinho é melhor para a sua saúde, opte pelo que você mais gostar dos acima citados.

36 visualizações
bottom of page