top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

ALVARINHO URBE AUGUSTA 2017 – SUB-REGIÃO DE MONÇÃO E MELGAÇO – DOC VINHO VERDE – PORTUGAL

A Alvarinho é uma das variedades portuguesas mais admiráveis, originária do noroeste da Terrinha. Dá corpo a vinhos únicos e facilmente identificáveis, de personalidade e temperamento forte.

É uma casta vigorosa, que obriga a alguma prudência no controle do ímpeto vegetal, sendo, porém, uma casta pouco produtiva, com cachos pequenos e elevada proporção de sementes. É responsável pelo sucesso dos vinhos da sub-região de Monção e Melgaço.


O Alvarinho proporciona vinhos com elevado potencial alcoólico, perfumados e delicados, com notas aromáticas de pêssego, limão, maracujá, lichia, casca de laranja, jasmim, flor de laranjeira e erva-cidreira. Tem um enorme potencial de envelhecimento, conseguindo viver em perfeita saúde até completar, pelo menos, dez anos de idade.


Vinho de cor citrina, fresco e comum a acidez típica. Apresenta aromas a frutos cítricos e maçã verde. Cheio de vivacidade, é equilibrado e delicado.


● Corte de uvas: 100% Alvarinho


● Notas de Degustação: delicioso vinho de cor amarela clara. Aroma cítrico, dando ideia de grande frescor, seguido de maçã verde. Na boca tem grande acidez, mas é ao mesmo tempo muito equilibrado e elegante. Belo fim de boca, persistente e com sabor de segundo gole imediato.


● Estimativa de Guarda: é um vinho que já pode ser bebido, e creio que aguenta mais 1 ano.


Notas de Harmonização: um vinho muito versátil na harmonização, acompanha bem mariscos mais intensos, peixes mais consistentes na grelha e no forno, variados pratos de bacalhau, assim como diversas refeições de cozinha mediterrânica e internacional como algumas pastas, risotos de frutos do mar. Também irá bem com cozinha japonesa: sushi, sashimi, entre outros. Ficou perfeito com a lagosta e vieiras a moda provençal.


Serviço: servir entre 10 e 12ºC.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: importado pela Azavini – Contatos com Carla Salomão – Tel.: (21) 98111-6585.

bottom of page