top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BOEKEHOUTSKOOF SYRAH 2004 – PAARL - AFRICA DO SUL

Provavelmente o melhor Syrah da África do Sul, o fantástico Boekenhoutskloof Syrah é o melhor vinho do país para Robert Parker. Elaborado com uvas de vinhas de mais de 100 anos de idade, mostra muita complexidade e concentração. Para Parker, o estilo do vinho lembra um cruzamento entre o foco e a precisão de um Côte Rôtie e o poder e concentração de um Hermitage. Um dos grandes tintos do novo mundo.

A Boekenhoutskloof foi fundada em 1776. Localizada no canto mais distante do belo vale de Franschhoek , distrito de Paarl, na Coastal Region, província de Western Cape. O nome da fazenda significa “ravina do Boekenhout” (pronuncia-se Book-n-Howed). Boekenhout é uma árvore nativa de Cape Beech muito valorizada para a fabricação de móveis.


Em 1993 a fazenda e vinícola foi comprada e restaurada e foi estabelecido um novo programa de plantação de vinhas que inclui Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Grenache, Semillon e Viognier. As uvas são fermentadas utilizando leveduras naturais. A vinificação ocorre em grandes cubas abertas de madeira, onde a temperatura é mantida de 26 a 34ºC. A maturação é realizada em barricas usadas de carvalho francês. Ao término de 18 meses, o vinho é colado com clara de ovos e retorna para as barricas, onde fica por mais 9 meses. Como produtor, a Boekenhoutskloof é especialista em Syrah, com sua linha premium Boekenhoutskloof esgotando no lançamento a cada safra.


● Corte de uvas: 100% Syrah.


● Notas de Degustação: Vinho com cor rubi, ainda sem reflexos da guarda. No nariz é complexo, com intensas notas de frutas negras como ameixas e amoras compotadas, notas de especiarias, além de toques tostados, defumados e chocolate provenientes do estágio em carvalho. Em boca é encorpado e fresco, com taninos redondos, macios. Em boca a nota vegetal tem um toque mentolado de grande complexidade. O fim de boca é longo e surpreendente.


● Estimativa de Guarda: estava pronto para ser bebido. A guarda sugerida pela vinícola é de 10 anos. Este vinho mostrou a grande qualidade de sua vinificação, aguentou 18 anos.


● Reconhecimentos de Críticos: 91WS I 91 Cellar Tracker I 93 Vinum Magazine


Notas de Harmonização: Como um grande Syrah, vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes de caça em geral, carne de avestruz, costeleta de cordeiro ao molho de ervas, escalope de filet mignon, queijos curados.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar porque sendo vinho maduro tinha um pouco de borra.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

Comments


bottom of page