• Marcio Oliveira - Vinoticias

CARTAGENA SAUVIGNON BLANC LO ABARCA 2019 – CASA MARIN – SAN ANTONIO VALLEY - CHILE

Plantar vinhedos a quatro quilômetros do mar era algo considerado como loucura, pois foi o que fez María Luz Marín, a primeira mulher a se tornar enóloga do Chile. De suas convicções nasceu a Casa Marín, vinícola de Lo Abarca, no vale de San Antonio, hoje fundamental na viticultura de clima frio do Chile, oferecendo vinhos de caráter reconhecido.

Lo Abarca, a vila onde está a Casa Marín, faz parte do município de Cartagena. Como uma homenagem às glórias conquistadas deste lugar no século XIX, a fim de revitalizar e re-posicionar, é que Maria Luz Marin decidiu nomear esta sua linha de vinhos, como Cartagena.


Seus vinhedos nas encostas desafiam as brisas do mar e abastecem principalmente duas linhas. A Casa Marín é a original, com vinhos de maior ambição como os famosos Sauvignon Blanc, mas também Pinot Noir e Syrah de grande hierarquia, que passam até quatro anos em garrafa antes de sair ao mercado. A linha Cartagena produz variedades de alta qualidade e são possuidores de grande complexidade aromática, com vinhos mais acessíveis mas igualmente de grande caráter. A elaboração dos vinhos está nas mãos de María e seu filho, o enólogo Felipe Marín, também no comando da viticultura.


● Uvas: 100% Sauvignon Blanc.


● Notas de Degustação: de cor amarelo-palha, brilhante, límpido. Nariz com notas minerais, frutas tropicais como maracujá (azedo) e jambo, toques cítrico de limão siciliano e notas de grande frescor de kiwi. No paladar o vinhos mostra bela complexidade, confirmando os aromas nos sabores, num vinho com bom corpo e frescor. Teve boa persistência e o final de boca mostra as notas minerais do terroir. Gosto muito dos vinhos da Casa Marin.


● Reconhecimentos Internacionais: 90 RP (2009), 91 Descorchados (2009), Marcelo Copello: Melhor Sauvignon Blanc da América do Sul (2009).


● Estimativa de Guarda: prefiro beber este estilo de Sauvignon Blanc com o frescor das frutas. Portanto, apesar de aguentar 3 a 4 anos, não aconselho esperar para beber.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com bruschettas, petiscos de entradas, frutas secas, carnes brancas, peixes, crustáceos. Queijos de cabra e queijos brancos e de de meia cura. Deu conta de acompanhar um bacalhau com batatas e creme de leite (releitura do prato português: bacalhau com natas).


Serviço: servi entre 8 e 9ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux, para provar mais dos aromas.


Faixa de Preço – $$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100