top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CASA DE SANTAR VINHA DOS AMORES TOURIGA NACIONAL 2014 – DOC DÃO – PORTUGAL

Localizada na região do Dão, a Casa de Santar é um Solar do século XVII e XVIII rodeado por jardins e labirintos de flores, com adegas construídas em granito onde produzem-se vinhos de qualidade, numa estrutura com um peso histórico de 400 anos. Em 2007 a Casa de Santar, foi reconhecida com o prêmio de Produtor do Ano atribuído pela Revista de Vinhos e os seus vinhos têm reconhecimento e prêmios internacionais.

O Alto dos Amores – provavelmente, a mais extraordinária paisagem do Dão – foi, desde sempre, o ponto de encontro dos casais apaixonados da Vila de Santar. Se, em tempos, a magia desta paisagem servia para conquistar corações, hoje, as uvas que ali nascem, servem para conquistar o gosto mais exigente dos apaixonados por vinho.


É esta história de amor que serve, diariamente, de inspiração a todos os que trabalham para produzir este monocasta de Touriga Nacional da Casa de Santar.


A região demarcada do Dão foi criada em 1908. Localizada no centro de Portugal, na província da “Beira Alta”, foi a primeira região demarcada de vinhos não licorosos e é conhecida como a “Borgonha Portuguesa”. Os vinhos de forma geral nesta região primam pela elegância e já deixaram para traz a imagem que uma produção voltada para a quantidade.


Produzido a partir de uma única casta, Touriga Nacional, da vinha mais velha da propriedade, com esmagamento com desengace total, maceração pelicular prolongada e suave, fermentação alcoólica a 26ºC. Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês e 6 meses em garrafa antes de ir para o mercado.


● Corte de uvas: 100% Touriga Nacional.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi violeta evoluindo para halos de granada. Aromas de boa intensidade e complexidade de frutas escuras e vermelhas como cerejas, ameixas bem maduras, com um toque floral de violeta. Num segundo momento, com o vinho se abrindo na taça, aparecem notas de especiarias e frutos secos como figo turco. Paladar frutado, com taninos macios, mostrando-se bem estruturado e com bela persistência final.


● Reconhecimentos: 90 Pts Robert Parker - 90 Pts Wine Spectator - 93 Pts Wine Enthusiast - 17,5 Pts Revista Grandes Escolhas


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas o vinho vai bem até 2024 em guarda.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes grelhadas, carnes assadas, massas com molho e pratos condimentados, queijos maturados e iguarias estruturadas. Acompanhou muito bem uma fraldinha servida com Nhoque em Molho de tomate preparado pela “Il Canto Pasta”.


Serviço: servido entre 15 e 17º C, numa taça estilo Degustação, para efeito de comparação com outras safras servidas na Degustação Vertical (2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).


Faixa de Preço – $$$


Em BH – ADEGA CB – Rua do Ouro, 548 – Serra - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 2515-9977.

bottom of page