top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VAMOS A MONTANHA 2021 – FÓRUM ENOLÓGICO - 11 A 14.NOV 2021 - Programa - PréVam e PósVam

O “Vamos à Montanha” é um evento anual que reúne os participantes do Fórum Enológico, a lista de discussão sobre vinho criada em 1997 pelo site Academia do Vinho (www.academiadovinho.com.br ) e fundada por dois destacados enófilos de Belo Horizonte: Júlio Anselmo de Souza Neto (Membro de vários Comitês Organizadores) e Carlos Arruda, ambas figuras bem reconhecidas no mundo do vinho brasileiro, cujo site, pela sua estrutura, conteúdo e riqueza de informação sobre vinho, tornou-se o mais completo e rico da época, ganhando um prêmio do IBEST como o melhor site neste segmento.

Com o passar do tempo, os participantes do Fórum constataram que o conhecimento e as conversas virtuais não bastavam e surgiu então a ideia de um dos “enonautas” de Belo Horizonte, mais participativo e ativo da época, Edilson Krüger, apoiado por outros colegas desta cidade, em criar uma reunião presencial de todos. Assim, a partir do ano 2000, nasce o Encontro do Fórum Enológico da Academia do Vinho, apelidado de “Vamos a Montanha de…”. O local escolhido para a sua primeira edição foi Ouro Preto – MG, onde se realizaram os três primeiros encontros (2000, 2001 e 2002) sob a coordenação do Edilson.


A partir de 2003 o evento começou a migrar pelo país. A edição XXI aconteceu em São Joaquim, em Santa Catarina, visitando o Planalto Catarinense e suas vinícolas, num evento capitaneado por Alberto Cury.


● Como Funciona - O Encontro não tem fins lucrativos e todos os apoios e patrocínios materiais ou financeiros são revertidos em melhores condições de preço da Taxa de Inscrição aos participantes, possibilitando a integração de um maior número de interessados. Trata-se, portanto, de uma reunião de amigos enófilos, sejam participantes ativos do Fórum ou não, que lhes propicia adquirir novos conhecimentos enológicos e estreitar amizades nascidas e mantidas em torno do vinho.


Graças ao entusiasmo dos participantes pelo conhecimento do vinho, o Encontro tem sido sempre marcado por uma programação de alto nível, com degustações, palestras e debates. Apesar da relevância e alta qualidade dos temas técnicos de sua programação, o evento sempre se pautou na amizade e confraternização em torno do vinho e é marcado por dois momentos de congraçamento: a Noite de Confraternização – Jantar TSV “Traga Seu Vinho”, na sexta-feira, no qual cada participante leva o vinho favorito da sua adega, apresenta este vinho e oferece aos colegas; e o belo Jantar de Gala (de Encerramento), no Sábado à noite. Estas duas atividades, sempre incluídas na Taxa de Inscrição do Evento, assim como o Coquetel de Boas-Vindas. Com o passar do tempo o evento foi “esticando” e hoje já ficou relativamente estabelecida a organização de um Pré-VAM (um “esquenta” para o evento principal).


● VAM 2021 – Neste ano o VAM vai visitar o Planalto Catarinense e suas vinícolas, novamente organizado por Alberto Cury. A programação principal acontecerá de 11 a 14 de novembro, mas como já virou tradição, o VAM será precedido de um Pré-VAM nos dias 10 e 11 de Novembro em Florianópolis e haverá um roteiro adicional após o evento, o Pós-VAM, de 14 a 22 de Novembro pelos Planaltos de Santa Catarina e Paraná e suas vinícolas.


● VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO no VAM (11 a 14 de novembro):

- R$ 670,00 para os participantes que ficarem hospedados no hotel do Evento (Hotel São Joaquim Park)

- R$ 780,00 para os participantes que optarem por outra forma de hospedagem.


♦ Esta TAXA DE INSCRIÇÃO dá direito à participação nas seguintes atividades:

- 11/11- Happy-Hour de Boas-vindas com queijos e espumantes, no Hotel São Joaquim Park

- 12/11 SEX. Jantar TSV (Traga Seu Vinho) no restaurante Pequeno Bosque

- 13/11 SAB. Evento de encerramento na Vinícola Pericó (inclui transporte de ida e volta).


Atenção: a Taxa de Inscrição não inclui o valor referente à hospedagem, a qual deve ser contratada diretamente com a Operadora Zenithe Travelclub.


Veja informações detalhadas de hospedagem no link abaixo: https://app.eventmaster.com.br/event/vam2021/site/embed/VAM%202021%20Hospedagem%20NOV%20010921.pdf


As outras atividades são OPCIONAIS, e devem ser escolhidas individualmente, tendo número limitado de participantes. Cada participante pode escolher uma ou mais atividades opcionais. Veja informações detalhadas das diversas atividades na aba Programa-2021, no menu do canto direito no alto da página do site.


• AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS!

As inscrições já estão abertas! Os valores e a programação detalhada você pode consultar no link a seguir: VAM2021 – Site Oficial: www.vam2021.com.br


● 10 e 11.NOV.2021 - Pré-VAM FLORIANÓPLIS - A finalidade deste Pré-VAM, por um lado é o congraçamento em Florianópolis durante o dia antes ao início do VAM em São Joaquim, com as diferentes chegadas de voos de diversas cidades de origem no Brasil, sem ter que estar preocupado em subir a São Joaquim em tempo para as Boas Vindas da tarde da 5ª feira.


E por outro lado, desta forma fica resolvido o traslado para subir a São Joaquim, já numa condução em grupo todos juntos na manhã da 5ª feira, aproveitando este traslado para fazer parada no caminho e conhecer os lindos vinhedos da Vinícola Thera, próximo a Urubici onde fazer almoço harmonizado.


● 14 a 22.NOV.2021 - POS-VAM “VAMOS ... aos PLANALTOS CATARINESES e PARANAENSES”

Em JUNHO deste ano de 2021, a região dos VINHOS DE ALTITUDE em SC, recebeu a denominação de IP (Indicação de Procedência). Após o VAM 2021, iniciando em São Joaquim, realizaremos um roteiro pelos planaltos catarinenses e paranaenses, finalizando em Curitiba!

Trata-se de um roteiro que pretende visitar e/ou degustar os vinhos destes dois Planaltos. O PLANALTO CATARINENSE com as suas duas sub-regiões: A de São Joaquim ao Sul, ficando mais 2 noites, onde conhecer outras vinícolas as que estejam previstas no VAM 2021. E a do Caçador e Vale do Contestado ao Norte, passando por Campo Belo do Sul onde visitar a vinícola Abreu&Garcia, em Videira a Santa Augusta, em Treze Tílias a Kranz, esta última cidade com 2 noites, e também em Água Doce a Villaggio Grando. Finalmente passar ao PLANALTO PARANAENSE, com 4 noites em Curitiba, visitando na RMC (Região Metropolitana de Curitiba) as vinícolas Legado e Família Fardo, assim como alguma atividade com a VINOPAR, a Associação dos Viticultores do Paraná. Uma das Cervejarias Artesanais de Curitiba e realizar algum jantar harmonizado e especial num dos seus conhecidos restaurantes da cidade.


● Maiores Informações e Reservas: Na Zênithe Travelclub de Belo Horizonte. Minas Gerais. Contato: Germán Alarcón-Martín. german@zenithe.tur.br Cel./WA: (31) 99834-2261

bottom of page