top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CASA FERREIRINHA RESERVA ESPECIAL 2007 – DOURO - PORTUGAL

A Casa Ferreirinha faz o Barca Velha, é a base sobre a qual a reputação de Casa Ferreirinha cresceu, sendo declarado em anos realmente excepcionais e considerado por jornalistas e críticos de vinhos como o grande rótulo de Portugal. A empresa, adquirida pela Sogrape Vinhos em 1987, e os seus vinhos são sinônimos de tempo e de arte. Portanto, dispensa maiores apresentações. O Reserva Especial é também um magnífico vinho tinto do Douro.

Um vinho de estilo clássico, complexo e rico, como seu “irmão maior” que reflete a qualidade de alguns tintos do Douro, certamente entre os melhores do mundo. Criado há mais de 50 anos, o rótulo Reserva Especial é um dos pilares de excelência da Casa Ferreirinha, marca com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Apresentado somente em anos excepcionais, foram declaradas apenas 16 colheitas no total.


● Corte de uvas: corte de Touriga Franca (40%), Touriga Nacional (30%), Tinta Roriz (30%).


● Notas de Degustação: Tinto de cor rubi bem escura, profundo e quase opaco. No nariz revela aromas de grande intensidade, de frutas vermelhas e escuras bem maduras como a ameixa preta. Num segundo momento aparecem as especiarias, como a canela e o cravo-da-índia, e notas de aniz-estrelado e balsâmico, caixa de tabaco e madeira de cedro muito bem integradas. Na boca mostra muita estrutura, taninos firmes de grande qualidade (que não incomodam), equilibrados por uma boa acidez. A sua grande intensidade e complexidade proporcionam um final extremamente longo e prazeroso, num vinho eminentemente gastronômico.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas ainda pode evoluir por muito tempo. Recomendo guardar até 2027 pelo menos....


● Reconhecimentos de críticos: Robert Parker - 96/100 I Wine Enthusiast - 97/100.


Notas de Harmonização: É um vinho que pede comida, como carne vermelha assada, cordeiro e carnes de caça, também vai bem com aves como galinha d´angola, embutidos e queijos meio maduros. Fez ótimo par para um Arroz de Pato.


Serviço: servido entre 16 e 17º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – Estelar


EM BH: ZAHIL – REX-BIBENDI - End.: Rua Antônio de Albuquerque, 917 - Funcionários, Belo Horizonte – MG. Esquina de Rua Levindo Lopes. Tel.: (31) 3227-3009.

bottom of page