top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CASA VALDUGA SUR LIE NATURE – VALE DOS VINHEDOS/ LINHA LEOPOLDINA - BRASIL

Os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga chegaram ao Brasil em 1875, vindos de Rovereto, ao norte da Itália. O patriarca e fundador Luiz Valduga dizia “Faça uma garrafa de vinho bem-feita antes que duas ruins”. Essa frase orienta até hoje o trabalho da Casa Valduga, refletida em valores como confiança e qualidade.

Atualmente comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, elabora seus vinhos espumantes, tintos, rosés e brancos em três diferentes terroirs: Vale dos Vinhedos (Leopoldina), Serra do Sudeste (Identidade) e Campanha (Raízes). Reconhecida pela excelência tanto no Brasil, quanto no exterior, a Casa Valduga também é uma importante referência de enoturismo na região, resultado da paixão pelo vinho que a família carrega há 140 anos.


O Casa Valduga Sur Lie é um espumante que não sofreu o dégorgement e consequentemente, e portanto, sem receber licor de expedição. Por não passar por este afinamento, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa mantém-se fechada. Esse é o grande diferencial deste vinho, ele continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva sua, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para apreciá-la conforme sua preferência.


Por não passar pelo processo de dégorgement, o espumante continua com as leveduras dentro da garrafa mesmo após o término da segunda fermentação. Inclusive, o nome significa sobre as borras ou sobre as lias, em francês. Esse processo confere ao espumante sur lie características únicas de aromas, sabores e textura. Borras ou lias refere-se à matéria sólida residual após a fermentação, e é composta por leveduras mortas e outras substâncias da própria uva. Tudo isto gera um vinho com maior complexidade aromática, mais estrutura e cremosidade. Além de aumentar o potencial de guarda, pois como as leveduras continuam presentes, o vinho permanece amadurecendo, e isso só se encerra quando a garrafa é aberta. Quem decide por finalizar o amadurecimento desse tipo de espumante é o consumidor.


● Uvas: 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Parte do vinho (10%) envelhece em barrica em carvalho francês. Maturação mínima de 30 meses em cave + evolução até abertura da garrafa.


● Notas de Degustação: Vinho de cor amarelo palha com característico aspecto turvo, pelo fato de não sofrer o dégorgement. Aromas de grande complexidade e elegância, com equilíbrio entre as notas de frutas secas como amêndoas, adquiridas durante os 30 meses de maturação, os de fermento e brioche aportado pelo longo contato com as leveduras, e as notas de frutas tropicais frescas. O paladar mostra muita estrutura, que é equilibrada pela acidez e frescor, com aromas e sabores de maçã madura e pera em calda, amêndoas (advindas da maturação do espumante), cremosidade, e finesse. É equilibrado, com bom balanço entre a acidez e cremosidade bebida. O final de boca é muito seco, longo e gostoso!


● Estimativa de Guarda: Potencial de guarda de 8 anos, desde que seja mantido em condições adequadas para a plena evolução.


● Reconhecimentos: 93 Pontos Descorchados 2021 – e 2022 !!!


● Notas de Harmonização: Acompanha Cozinha Japonesa, vai bem com pratos vegetarianos, risotos em geral, Peixes, Frutos do Mar, Queijos Leves, Queijos de massa mole.


Serviço: servir entre 6 e 8ºC


Faixa de Preço – $$. Dica: Está em promoção no SUPERNOSSO !


Em BH – DEGUSTADO NA CONFRATERNIZAÇÃO DE CONFRARIA NO ESPAÇO VINOTÍCIAS.

bottom of page