top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ESPUMANTE NATURE ROSÉ GAIDA – ESTANCIA PARAIZO – BAGÉ / CAMPANHA GAÚCHA – RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

A Estância Paraizo Vinícola Boutique é uma tradicional propriedade de pecuária e ovinocultura fundada em 1790 e que desde então está aos cuidados da mesma família de origem açoriana há dez gerações, os Mercio.

Desde então, a família cultiva a paixão pela Terra, com respeito ao Bioma Pampa. A história na vitivinicultura desta família começa no ano 2000 e eles são o berço da casta Syrah no Brasil, sendo o vinhedo reconhecido pelo Ministério da Agricultura como o primeiro do país. A escolha por esta variedade se deu pela persistência do patriarca Thomaz Alves Pereira Mercio, impressionado pela história do Ermitão, em torno da lenda do Hermitage (do Vale do Rhône).


A estância está localizada na entrada principal do Bioma Pampa e da Campanha Gaúcha, a cidade de Bagé, também conhecida como Rainha da Fronteira e uma das 17 cidades históricas do Estado, e que também faz parte da lista de cidades patrimônio histórico do Brasil.


Hoje, além do apoio da esposa Monica Zara, os filhos Thomaz e Victoria participam da administração da empresa, que conta com consultoria de Javier González Michelena e Fernanda Dall´Asta como residente.


Um vinho espumante criado para homenagear Margarida Bretas Mercio, carinhosamente chamada de Gaïda. Mulher forte e decidida, muito afável com sua família, sociável e extremamente elegante. Primeira mulher a morar na Estância Paraizo em 1924. Sempre viajando entre o eixo Europa-Brasil, trazendo o que havia de mais novo e moderno. Sua vibração contagiante e espirito festivo, inspirou este espumante. Sua graduação alcoólica fica em torno de 12,5%.


● Corte de uvas: Syrah (100%) vinificado sob forma champenoise (ou tradicional).


● Notas de Degustação: Espumante brut de coloração rosé mais carregado, intenso. Aromas de frutas vermelhas frescas como framboesas e morangos. No paladar, mostra bela acidez, e seu sabor confirma os aromas frutados, equilibrado, de boa complexidade, com final elegante e persistente. Tem um toque de levedura e pão tostado que confirma o belo trabalho na criação do espumante. Um vinho refrescante muito gostoso, que pede um segundo gole.


● Estimativa de Guarda: o vinho corpo médio, que certamente aguenta guarda de 5 anos.


Notas de Harmonização: Ótima companhia para entradas leves, saladas, peixes grelhados, preparações a base de frutos do mar, aves, carne suína, e queijos de massa mole. Na visita à Estância foi servido na observação do Pôr do Sol. Já o Espumante Brut (branco, feito 100% a partir da Chardonnay) abriu o jantar, acompanhando muito bem uma tarte tatin de tomates confitados, com molho pesto e lascas de queijo parmesão.


Serviço: servir entre 7 e 8ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux para perceber os belos aromas deste espumante).


Faixa de Preço – $$


CONTATOS COM ESTANCIA PARAIZO – Tel.: (51)99527-5896 I (51) 99925-1213 I www.estanciaparaizo.com

bottom of page