• Vinotícias - Marcio Oliveira

CHARDONNAY DANIE DE WET 2019 – ROBERTSON – BREEDE RIVER VALLEY – WESTERN CAPE - AFRICA DO SUL

O nome De Wetshof tem sido sinônimo de vinhos de grande qualidade desde 1970. Reconhecida por ter introduzido a uva francesa Chardonnay na África do Sul, a vinícola De Wetshof figura entre os melhores produtores do país. Localizada na região de Robertson Valley, a vinícola é comandada, atualmente, pela terceira geração da família De Wet, que desde o final do século XVII participa da indústria vitivinícola sul-africana.


Ao longo de décadas, a De Wetshof manteve-se em linha com a inovação e, hoje, ostenta uma adega moderna e tecnologia de viticultura de ponta. Seus elegantes vinhos brancos são muito elogiados, mas o portfólio também apresenta deliciosos vinhos tintos, rosés e doces. Eles são originados em um terroir privilegiado, de clima seco e marcado por invernos muito frios e verões ensolarados. No verão, a brisa fresca tem efeito de resfriamento sobre os vinhedos, o que permite uma maturação equilibrada das uvas, que são o ponto de partida para vinhos sul-africanos de altíssimo nível, em perfeito equilíbrio.


Além disso, o clima seco e a brisa revigorante ajudam na proteção contra pragas. O solo de toda a propriedade tem sido sistematicamente controlado e mapeado, estabelecendo qual parcela é mais indicada para determinado tipo de uva. Além disso, o produtor realiza diversos testes visando melhorar a qualidade dos frutos, o que inclui o uso de tecnologia via satélite, um sofisticado projeto de estação meteorológica no vale e outros estudos dirigidos para melhora do cultivo e aproveitamento da colheita.


Todos esses esforços fizeram com que a De Wetshof se tornasse uma das mais reverenciadas vinícolas da África do Sul merecedora de inúmeros prêmios. Seus vinhos brancos finos e elegantes são considerados os melhores do país. A grande novidade agora fica por conta dos ótimos e recém-lançados vinhos tintos do produtor, varietais de classe e personalidade.


● Corte de uvas: 100% Chardonnay


● Notas de Degustação: Branco bem claro, com aromas de limão siciliano, ervas e flores brancas, delicados aromas de abacaxi e damasco, notas de especiaria doce como baunilha, sem ter passagem por carvalho, mas certamente resultante do contato com as lias (borras), criando um equilíbrio entre acidez e açúcar, sem perder o frescor. Em boca é cremoso, jovem e fresco, com um final longo e muito agradável, que pede um segundo gole.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo. Creio que pode guardar até 2023


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar saladas e carnes brancas, de porco, massas, frutos do mar e queijos de cabra. Bastante versátil na gastronomia, com vocação para bebericar ou acompanhar pratos à base de queijo. Faz uma bela harmonização com Pizza de Alho Poró e um outra Pizza de Atum.


Serviço: servido entre 8 e 10º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH – MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100