top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CORTON CHARLEMAGNE GRAND CRU LOUIS JADOT 2008 – BORGONHA – FRANÇA

Às vezes me pergunto quanto tempo um bom vinho de Chardonnay é capaz de amadurecer, e este mostrou que 13 anos só fizeram desenvolver elegância e complexidade.

Corton Charlemagne é um dos melhores e mais longevos brancos do mundo. Louis Jadot elabora magnífico exemplo com uvas de vinhedos próprios, de excelente localização. Rico, concentrado e muito complexo, é um branco soberbo e uma das maiores expressões da uva Chardonnay.


A Borgonha é uma região lendária de enorme prestígio, que produz alguns dos melhores e mais reputados vinhos tintos e brancos do mundo. São vinhos sem igual, que podem ser muito elegantes e complexos, exprimindo talvez, como nenhum outro, o conceito de "terroir".


Fundada em 1859, a Maison Louis Jadot é considerada uma das melhores produtoras de vinho do mundo e uma das melhores da Borgonha. Possui 230 hectares, sendo que 50 são Premier Cru e 8 Grand Cru. Este vinho é fermentado em barricas de carvalho francês, com uvas colhidas a partir de vinhedos próprios localizados na AOC Corton Charlemagne, situada na parte norte da Côtes de Beaune, este é um dos mais antigos vinhedos comprados por Louis Jadot (no Séc XIX). Além disto, o vinho tem envelhecimento em carvalho francês por 18 meses.


● Corte de uvas: 100% Chardonnay


● Notas de Degustação: De coloração amarelo dourado brilhante, aroma intenso e complexo de frutas brancas (maçã verde) e amarelas como o damasco e pêssego. Notas minerais e de especiarias como a pimenta do reino e canela, com toques florais emoldurando este belo branco. Em boca revela todo o seu potencial com um bom corpo, fresco, macio em boca, equilibrado, complexo e fino. Memorável persistência em boca.


● Reconhecimentos de críticos: 94WS


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo aos 13 anos de vida. A vinícola recomenda guardar por pelo menos 10 anos a partir da safra.


Notas de Harmonização: É um vinho que pede comida, como carne branca, peixes, crustáceos, lagosta. Provamos com uma terrine de carnes suína entremeada com foie gras e compota de figo. E para aguçar o paladar para combinações, com uma ameixa seca e compota de morango. E ficou ótimo!


Serviço: servido entre 10 e 12º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – Estelar


Trazido por amigos para uma Confraternização.

bottom of page