top of page
  • Foto do escritorVinotícias

DILOR 2009 VILLA FRANCIONI – SÃO JOAQUIM – SERRA CATARINENSE - SANTA CATARINA – BRASIL

A Villa Francioni é o resultado de uma paixão pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional. Paixão esta que levou um homem à busca do definitivo terroir brasileiro. Colhendo informações ao redor do mundo, percorrendo as melhores regiões produtoras ou dialogando com os maiores especialistas, Sr. Manoel Dilor Freitas, fundador da Villa Francioni, erigiu um conceito pessoal: “Enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte.”

A arquitetura do sistema produtivo da Villa Francioni é sustentada sobre três fundamentos: a natureza, o homem e a tecnologia. O projeto da vinícola já reflete o que se pretende: o fluxo gravitacional foi aplicado em todas as suas possibilidades, numa construção com tantos desníveis quantos forem necessários para evitar ao máximo o uso de transferências mecânicas. Todos os passos são acompanhados detalhadamente pela equipe do laboratório, que vai formando o banco de dados sobre os melhores procedimentos.


● Corte de uvas: Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. 30 meses em barricas novas de carvalho francês.


● Notas de Degustação: Vinho tinto de cor rubi com leve evolução. Nariz com aromas complexos, destacando as notas de chocolate amargo, frutas negras (cereja), tabaco e especiarias. Paladar com taninos macios, boa acidez, revelando a elegância de um vinho que incialmente deve ter sido muito potente. Equilibrado, com bom final e longa persistência agradável. 14% de Álcool.


● Estimativa de Guarda: potencial de guarda informado é de 10 a 25 anos. Esta amostra, provada com 13 anos de safra mostrou que o vinho seguramente aguenta mais 5 anos!


Notas de Harmonização: Fez parte de uma Confraria na qual degustamos Vinhos Brasileiros com origens fora da Serra Gaúcha. É um vinho que harmoniza bem com queijos, frios e outras entradas. Fraldinha recheada com parmesão e bacon, estrogonofe de filé-mignon, talharim com legumes e creme de queijo, risoto de presunto Parma, caldinho de mandioca com pernil, lombo recheado com figos e manjericão. Um vinho muito versátil e fácil de beber.


Serviço: servir entre 17 e 19ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar para mostrar sua elegância após alguns minutos no decanter.


Faixa de Preço – $$$$


Em BH – Degustado numa Confraria comparando Vinhos Brasileiros de Diversas Origens.

bottom of page