top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ERASMO 2007 – VALE DO MAULE – CHILE

As vinhas da Reserva de Caliboro foram plantadas em 1998 e o primeiro vinho feito em 2001. O nome Erasmo vem de um camponês admirado na região, espécie de guru, que ensinou a todos os segredos da natureza local.

O Conde Francesco Marone Cinzano contratou a consultoria do renomado enólogo italiano enólogo Maurizio Castelli, mas se preocupou em respeitar e preservar as tradições locais de Maule na produção do vinho.


Podemos dizer que no cultivo a Caliboro é um orgânico autêntico e não de manual, não seguindo regras, mas sim tradições. Hoje possuem 55 hectares cultivados organicamente e sem irrigação, plantados com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tempranillo, Alicante Bouschet, Mourvedrre, Petit Verdot, Barbera, Grenache, Syrah e Carignan.


Os vinhos são muito bem elaborados e consistentes ano a ano, com um quê gastronômico italiano. São menos doces que o padrão chileno, com bons taninos e acidez e com menos madeira nova.


● Corte de uvas: Elaborado com 60% Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Cabernet Franc, com passagem de 18 meses por barricas de carvalho


Notas de Degustação: Rubi escuro com leve denúncia da idade. Aroma intenso e de boa complexidade, de fruta fresca, ameixas, com madeira aparecendo pouco, nota balsâmica, lavanda. Paladar de bom corpo, com 14,4% de álcool, taninos e acidez ainda bem presentes, um vinho com grande personalidade.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo. Creio que estava na noite certa para ser bebido.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes grelhadas, carnes assadas, massas com molho e pratos condimentados.


Serviço: servido entre 15 e 17º C, numa taça estilo Degustação, para efeito de comparação com outras safras servidas na Degustação Vertical (2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).


Faixa de Preço – $$$


Trazido para Degustação por um Grupo de Amigos em Confraria reunida no Espaço Enogastronômico do Vinotícias.

bottom of page