• Vinotícias - Marcio Oliveira

LEYDA RESERVA SAUVIGNON BLANC 2020 – VALLE DEL MAIPO - CHILE

Fundada em 1998, a vinícola foi pioneira na vitivinicultura no vale do Leyda. Interessados no microclima da região, os criadores construíram uma tubulação que desviou parte do fluxo do rio Maipo por oito quilômetros, o que viabilizou o cultivo de uvas de qualidade.

O sucesso foi tanto que, anos depois, outras vinícolas se instalaram no Vale do Leyda, que se transformou numa denominação de origem em 2002 e uma das mais promissoras para o plantio de uvas brancas.


A chilena Viviana Navarrete, uma das profissionais mais competentes da América do Sul, é responsável, desde 2007, pelos vinhos da Viña Leyda, uma das mais importantes vinícolas do Chile. Ela especializou-se em vinhos de clima frio, mostrando as características e as expressões únicas desse terroir.


Com vinhas costeiras, muito próximas ao Pacífico, a Bodega Leyda produz Sauvignon Blanc de tirar o fôlego em todas as linhas. Para o Reserva 2020 as uvas vieram dos vinhedos El Maitén, distante 12 quilômetros do mar, e do impressionante El Granito, encravado em paredões esculpidos pelo bater das ondas por milhões de anos, a meros 4 quilômetros do oceano, um dos lotes ativos mais extremos do planeta. O solo granítico e o clima marinho garantem a fruta tensa, energética e intensa.


● Corte de uvas: 100% Sauvignon Blanc. Amadurece em tanques de inox sobre suas borras finas.


● Notas de Degustação: cor amarela bem clara, com reflexos esverdeados. Os aromas são intensos e mostram muito frescor e mineralidade, sentindo-se a presença marcante de frutas cítricas e de polpa branca, com destaque para maçã-verde, limão-siciliano e toranja, além de um toque tropical de maracujá azedo. Em boca a carga frutada se confirma expressiva, com notas cítricas salivantes a fruta tropical, confirmando ainda o toque deliciosamente salino. Boa persistência e frescor.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, prefiro beber neste estágio ainda bem jovem, mas o vinho vai bem até 2024 em guarda.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com filé de peixe grelhado com molho tártaro, fish and chips, ceviche, pasta primavera, filé de frango grelhado à fiorentina, maionese de camarão, bouillabaisse. Acompanhou muito bem um Ravioli de Brie e Pera preparado pela “Il Canto Pasta”.


Reconhecimentos: 91 Pontos Guia Descorchados.


Serviço: servido entre 7 e 9ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$


Em BH – GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 – Sion – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 LOJA GRAND CRU DIAMOND MALL – Avenida Olegário Maciel, 1600 - Shopping Diamond Mall - Lourdes- Belo Horizonte- MG - Loja 071- 2º piso – Tel.: (31) 2537-3526.