MARIA MARIA ISABELA 2023 – COLHEITA DE INVERNO NA SERRA DA MANTIQUEIRA – MINAS GERAIS – BRASIL
- Vinotícias - Marcio Oliveira
- 29 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.
Esta vinícola foi fundada por uma família tradicional do ramo do café, que por questões médicas, resolveu empreender no ramo do vinho. O pai de Eduardo Neto, sofreu um infarto em 2006, e por recomendações médicas, precisou tomar uma taça de vinho por dia. Porém, diante dessa situação, a família resolveu que, com a experiência que eles já tinham no ramo do café, eles produziriam o próprio vinho. Em 2009, a vinícola Maria Maria tomou forma e começou a dar os primeiros passos de sucesso no mercado de vinhos.

A técnica utilizada pela vinícola Maria Maria é a dupla poda, que nada mais é do que realizar a poda duas vezes ao ano na uva. Além disso, inverte-se o ciclo de produção para o inverno, diferente do que acontece em boa parte do Brasil, onde o verão é mais visado. Esse fator, somado às variações climáticas, e outras questões que influenciam no sabor do vinho, faz com que a produção da vinícola seja diferenciada.
O nome da vinícola chama atenção, já que o batismo é cheio de significado, e foi feito pelo pai de Eduardo, que resolveu homenagear Milton Nascimento, seu amigo, dando o nome de sua canção para a marca. Outra curiosidade da marca é que as safras de vinho seguem uma lógica, com a primeira tendo todos os vinhos batizados com a letra A, o segundo com a B, e assim sucessivamente. O interessante aqui é que os vinhos de todas as safras contam com nomes de mulheres como batismo. Isso acontece como forma de agradecimento para mulheres, que, de alguma maneira, fizeram parte da história da vinícola. Símbolos de força e perseverança, as mulheres, na visão da Maria Maria, precisam ser homenageadas em nossa sociedade.
● Composição de Uvas: 100% Syrah. Seleção de cachos, desengace e esmagamento. Fermentação em tanque inox, com longo período de maceração (20 dias). Passagem por malolática. Foram produzidas 45.000 garrafas.
● Notas de Degustação: coloração rubi de boa intensidade, límpido e brilhante. Aromas de frutas vermelhas e escuras como a ameixa, amora e cereja, folha de louro, especiarias típicas da Syrah (canela e pimenta do reino), geléia de ameixa ou jabuticaba. No paladar tem corpo médio para bom, boa acidez para equilibrar seu teor alcóolico (14,6%), com taninos macios e bom volume de boca. Fácil de beber e de gostar. Boa persistência.
● Estimativa de Guarda: Aproveite do frescor e da fruta fresca deste vinho. Não espere por guardar por muitos anos.
● Reconhecimentos Internacionais: Medalha de Ouro Decanter Awards 2025 – 96 pontos.
● Notas de Harmonização: É a escolha ideal para com carnes de caça, queijos fortes, lombo de cordeiro assado, risotos e massas com molhos ricos e estruturados.
● Serviço: servir entre 15 e 16º C. (Não necessita de decantação. Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$
● EM BH – Pode ser adquirido na Rex-Bibendi, Cabernet Butiquim, LIBER Wines. Pode ser encontrado em lojas especializadas em vinho e adquirido online (https://loja.vinhosmariamaria.com.br/produtos/maria-maria-isabela-syrah-2023/). ou pelo contato Tel.: (35) 3265-3744 | WhatsApp. Valor do vinho na vinícola: R$160/garrafa.
Comments