• Vinotícias - Marcio Oliveira

MASSIS 2016 – CATALUNHA - ESPANHA

Região autônoma e vasta, de clima mediterrâneo e solos pouco férteis, a Catalunha é mais conhecida pela quase totalidade da produção de cava na Espanha.

Nas últimas décadas do século XX, passou a ocupar posição de vanguarda pela modernização vinícola, quando também foram introduzidas variedades mais apreciadas internacionalmente. As uvas de vinhedos antigos de Garnacha Blanca e Xarel-lo têm sido usadas para a elaboração de vinhos tranquilos, com excelentes resultados. Em 1999, foi criada a DO Catalunya.


A gama de vinhos produzida nas diferentes denominações de origem da Catalunha é bem diversificada, de brancos mais leves a tintos encorpados. Os brancos apresentam bom corpo e têm grande potencial de guarda.


O vinho é uma obra de um vitivinicultor espanhol Benjamin Romeo, o que já o coloca numa situação diferenciada. Ampliando os horizontes de sua visão marcada pelo sucesso, Benjamin se associou a este projeto na Catalunha, em Olesa de Bonesvalls, pequena comunidade de Barcelona com pouco mais de 1500 habitantes, onde criou este fabuloso vinho branco fermentado em tanques de inox, com estágio de nove meses em barricas de carvalho francês, sendo 50% novas e 50% com um ano de uso.


● Corte de uvas: 50% Garnacha Blanca e 50% Xarel-lo


● Notas de Degustação: Cor de vinho branco evoluído com reflexos dourados, de certa forma “escondido” pela cor da garrafa. Portanto, só verá a cor real do vinho quando colocar na taça. Os aromas de boa complexidade mostram frutas amarelas maduras, com algo de frutas secas (figo) e chá de camomila. No paladar é um vinho que mostra certa cremosidade, associada com um volume de boca potente e estruturado, e boa acidez que traduz frescor, com uma equilibrada elegância. O final é longo, gostos, deixando o sabor de chá de camomila com um toque mineral. Um vinho de perfil mais que gastronômico.


● Estimativa de Guarda: creio que está num ótimo ponto para ser bebido, mas pode aguentar mais 1 ano.


Notas de Harmonização: É um vinho que harmonizou muito bem com um salmão assado com batatas rústicas, cebolas e alho porró. Vai bem com queijos meio maduros e bacalhau.


Serviço: sirva entre 8 e 10 ºC.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.