top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

HUMBERTO CANALE MERLOT 2013 – RIO NEGRO/PATAGÔNIA - ARGENTINA

A uva Merlot já foi um “coringa” para quem queria oferecer um vinho sem saber muito bem do gosto por vinho do convidado. Para muitos, era a uva tinta que mais fácil harmonizava com todos os pratos por ter os taninos macios. Seu ostracismo começou com o filme “Entre Umas e Outras” (Sideways, no título original).

Mas a Merlot, uma uva tinta de origem bordalesa é realmente muito boa e faz vinhos que merecem ser provados. Este rótulo da Humberto Canale vale a pena!

Com mais de cem anos de história, a vinícola é referência no terroir de Río Negro, uma das três denominações da Patagônia, desde 1909, quando foi inaugurada. A bodega pioneira é, entre as primeiras, a única que mantém atividade até hoje, sendo administrada pela quarta geração da família. Consideravelmente mais fria do que Mendoza, a região da Patagônia produz vinhos cujas principais características são a complexidade aromática e a acidez. Nas mãos de enólogos experientes e sob o frio da região, a Malbec brota mais fresca, a Cabernet e a Merlot, mais suculentas, e, a Pinot, com a elegância do Velho Mundo.


● Corte de uvas: 100% Merlot.


● Notas de Degustação: cor rubi com leve toque granada por conta dos 7 anos de garrafa. O nariz mostra frutas vermelhas como a framboesa e a cereja, mas ao longo do tempo na taça, outras notas aparecem, como defumados e notas de couro, ervas secas, tudo muito bem integrado e com boa intensidade e complexidade. O paladar mostra a evolução na garrafa, com taninos macios, bom frescor, médio corpo, e muito agradável. Uma bela relação qualidade x preço para quem procura um bom Merlot no Novo Mundo.


● Estimativa de Guarda: é um vinho de guarda, mas já está num bom momento para ser bebido. Creio que ainda aguenta mais 2 anos.


Notas de Harmonização: Um vinho excelente para acompanhar embutidos, carnes vermelhas grelhadas, carnes de caças, cordeiro em molho de hortelã.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


EM BH: GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 - Sion Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 LOJA GRAND CRU DIAMOND MALL – Avenida Olegário Maciel, 1600 - Shopping Diamond Mall - Lourdes- Belo Horizinte- MG - Loja 071- 2º piso – Tel.: (31) 2537-3526.

bottom of page