MONTES CGM OUTER LIMITS 2022 - D.O. APALTA – CHILE
- Vinotícias - Marcio Oliveira
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Viña Montes é sinônimo de altíssima qualidade, desde 1987 seus fundadores originais Aurelio Montes e Douglas Murray sonharam produzir vinhos chilenos de classe internacional, superando os padrões da época. Juntaram-se Alfredo Vidaurre e Pedro Grand que completaram com suas experiencias as bases para concretizar esse sonho. Longos anos de trabalho árduo, paixão e muita persistência resultaram num padrão de excelência seguido por outros produtores dentro e fora do Chile.

As uvas são colhidas e selecionadas de forma manual em caixas de 10 quilos, os cachos são selecionados antes do desengaço e em seguida são retirados os bagos fora do padrão de madurez. O mosto é conduzido por gravidade para tanques de aço inoxidável e permanece ali em baixa temperatura para maceração a frio por 3 a 5 dias. A fermentação alcoólica acontece com leveduras nativas e durou cerca de 8 dias. Após esse período o vinho ainda permanece em contato com as cascas por mais 5 dias para maior intensidade de cor, aromas e taninos. O vinho é separado das cascas e sementes por decantação estática, 50% são levados para barricas de carvalho francês por 5 meses, sendo 20% novas e 30% velhas, os 50% restantes estagiam em ovos de concreto pelo mesmo período. Leve filtragem e engarrafamento.
A Outer Limits é uma nova linha de vinhos da Vinha Montes de vários terroirs sem igual no Chile: Zapallar, Curtiduría, Colchagua, e Itata, para refletir a visão ao mesmo tempo experiente e inovadora. As seis castas variam de um fresco Pinot Noir passando por um extravagante Cinsault até um poderoso Syrah.
● Composição de Uvas: 50% Carignan, 30% Grenache e 20% Mourvèdre.
● Notas de Degustação: De cor vermelho rubi intenso com halos violáceos. Aromas que lembram frutas vermelhas e pretas maduras (framboesas, cerejas, amoras e geléia de mirtilos), num segundo momento, com o vinho evoluindo em taça, aparecem as especiarias doces como canela, noz-moscada, seguidas de notas láticas suaves e de tostado. Na boca tem corpo médio, taninos macios e longo, e prazeroso final. Recomendo ter uma segunda garrafa por perto.
● Estimativa de Guarda: já pode ser bebido, mas creio que pode ficar mais 5 anos em guarda.
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com pratos de carne grelhada, como um bom churrasco, carnes de caça, cordeiro, queijos de casca branca mofada ou de meia cura.
● Serviço: servir entre 15 e 16º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$$
● Em BH: Importado pela BERKMANN – Representada em BH pelo Júlio Moraes – Contato: (31) 99840-0350
Comentários