top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MONTES FOLLY 2016 – APALTA / COLCHAGUA - CHILE

Para muitos amantes e críticos de vinho é simplesmente o melhor Syrah do Chile. 


Foi em 1987 que Aurelio Montes e Douglas Murray, ambos profissionais do vinho altamente experientes, quiseram realizar seu sonho de produzir vinhos chilenos com qualidade muito superior aos padrões da época. Em 1988, eles se juntaram aos outros dois fundadores, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand, que trouxeram suas próprias habilidades e experiências complementares para o empreendimento. E assim nasceu a Montes, primeiramente com o nome de Discover Wine. Foi um sonho que se tornou realidade, fazendo de vinhos de primeira safra serem respeitados e admirados pelos críticos e comércio mundial e chamando atenção para o que o Chile é capaz de produzir. A obsessão por produzir os melhores vinhos tornou a Montes uma pioneira no Vale Apalta, e os fez plantar vinhedos em encostas, e os primeiros a plantar uvas Syrah em Colchagua, e fez com que introduzissem métodos inovadores sempre buscando uma produção de qualidade. Os resultados vieram rápido: criaram o primeiro “Super-Premium” chileno (ou “Super Chileno” ou “Ícone”), o Montes Alpha “M” 1996 (no clássico estilo de Bordeaux); seguido por outro que se tornou um vinho de luxo: o Montes Folly 2000 (Syrah monovarietal, com uma produção muito limitada) e, por fim, o Purple Angel (Carmenère 92%), lançado em 2005. As uvas para Montes Folly crescem nas encostas mais íngremes do Vale de Apalta, onde as plantas se adaptaram melhor e onde atingem um ótimo equilíbrio vegetativo-reprodutivo.


Composição de Uvas: 100% Syrah, sendo que 80% do vinho foi maturado em barricas novas e 20% em barricas de segundo uso por 18 meses. Tudo em carvalho francês.


Notas de Degustação: Cor rubi escuro, profundo. Aromas intensos com uma grande variedade como frutas vermelhas e negras (amoras, ameixas), especiaria doce, notas sutis de couro. A maturação em barrica francesa se mostra muito bem integrada e cria os toques de café, chocolate ao leite e notas tostadas. Tudo está muito bem balanceado e cria uma deliciosa harmonia em boca mostrando um vinho potente e por sua vez elegante. Os taninos ainda se mostram, mas não incomodam e garantem uma guarda longa em garrafa, o que certamente aumentará a complexidade aromática deste vinho.


Estimativa de Guarda: Beba agora ou até 2036 (a guarda do vinho sugerida é de 20 anos, desde que a temperatura máxima de 15ºC).


Notas de Harmonização: Ótimo ainda para acompanhar carnes vermelhas assadas ou grelhadas com molhos consistentes, ensopados, carnes de caça, cordeiro e queijos duros.


Serviço: servir entre 17 e 19ºC.


Faixa de Preço – Estelar


Em BH: Foi comprado na MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

Comments


bottom of page