• Marcio Oliveira - Vinoticias

POLKURA SYRAH 2015 – MARCHIGUE (VALE DE COLCHAGUA) – CHILE

Este tinto chileno é um daqueles vinhos curingas, que harmonizam muito bem com pratos de boa untuosidade como este Arroz de Pato. Um dos tops da culinária portuguesa, resolvi colocar à prova a harmonização com a fruta escura (ameixa) e corpo deste chileno. E valeu a pena.

A vinícola foi criada em 2002 pelo enólogo Sven Bruchfeld e Gonzalo Muñoz, em Marchigüe, região que acreditaram ser a melhor para a Syrah. Embora esta uva seja a marca da vinícola, outras variedades como Malbec e Cabernet Sauvignon são cultivadas com sucesso.


Seus vinhos têm concentração, elegância e estrutura. A Polkura produz ainda um Sauvignon Blanc e um Pinot Noir na região de Leyda, no Vale de San Antonio, a poucos quilômetros do oceano Pacífico.


Sven Bruchfeld é um dos mais ativos membros do Movi - Movimiento de Viñateros Independientes.


● Corte de uvas: Corte de 96% Syrah, 3% Grenache Noir (vinhedos secano, sem irrigação) e 1% Viognier.


● Notas de Degustação: cor rubi escuro sem nenhum sinal de evolução. Com aromas de frutas negras (ameixas e cerejas maduras), nota de café e chocolate amargo, e boa integração com o carvalho da barrica (que não sobrepõe a fruta). O vinho passou 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 20% novas, 30% de segundo uso e 50% de terceiro e quarto usos. O vinho foi engarrafado sem filtração e estabilização. Boa concentração e vigor na boca, encorpado com taninos macios, criando um fim de boca longo, persistente.


● Estimativa de Guarda: é um vinho que já pode ser bebido, e aguenta mais 4 anos fácil.


Notas de Harmonização: Vai bem com carnes vermelhas, aves, carne suína, cordeiro, embutidos. Queijos médio curados.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 IEm SP: PREMIUM -Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.