top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

PURPLE MALBEC ORIGINAL 2016 – CHATEAU LAGREZETTE – CAHORS - FRANÇA

O Chateau era uma casa fortificada do século XII, e o vinhedo local era tido em alta consideração já no século VII. O próprio castelo foi construído por Pierre de Massault no século XV e foi propriedade de muitas famílias eminentes ao longo dos séculos, mas caiu em ruínas. A ruína foi comprada em 1980 por Alain-Dominique Perrin, que foi presidente da Cartier SA de 1975 a 1988. Foi classificado como monumento histórico francês em 21 de outubro de 1982 e os edifícios foram totalmente restaurados. O edifício principal é flanqueado por duas torres redondas e o estilo arquitetônico combina o design robusto medieval tradicional com uma decoração renascentista mais elegante.

Perrin recuperou o vinhedo, que é o vinhedo mais antigo do sudoeste da França, de volta à produção, trabalhando com o enólogo e consultor Michel Rolland e o microbiologista de solo Claude Bourguignon para produzir vinho a partir da variedade de uva Malbec. O vinho Château Lagrézette Le Pigeonnier (100% Malbec) foi eleito um dos 100 melhores vinhos pela revista Wine Spectator em 2005. Hoje o Château Lagrézette é uma propriedade vitivinícola de 80 hectares cujos vinhos são reconhecidos entre os melhores Malbec do mundo.


● Uvas: 85% Malbec e 15% Merlot


● Notas de Degustação: de cor púrpura, profundo. Nariz muito intenso, com notas de frutas escuras, maduras e sem excesso de maturação, toques florais de violeta, nota de chocolate, especiarias doces como a baunilha, apesar do vinho ser amadurecido em cubas de inox e portanto sem passagem por madeira. Em boca, paladar fino, intenso, notas de frutas negras como a ameixa, boa acidez, com longa persistência mostrando especiarias.


● Reconhecimentos: Pontuação safra 2015: 88 Wine Enthusiast I Pontuação safra 2014: 88 Wine Spectator I JANCIS ROBINSON: 15,5/20 PONTOS.


● Estimativa de Guarda: a vinícola informa guarda por 8 anos. Portanto, irá bem até 2024!


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes de caça. Entrecôte mal passado ao molho de cogumelos. Ossobuco. Perfeito com churrasco brasileiro. Acompanhou maravilhosamente bem a cozinha asiática, como este rolinho de primavera. Queijos de cabra e queijos de meia cura.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH: ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG

bottom of page