TOKAJI PAIZOS FURMINT DRY 2022 – HUNGRIA
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- 24 de out.
- 2 min de leitura
A Furmint é uma uva inigualável, diríamos que lembra uma parceria entre a Sauvignon Blanc e a Riesling.

Envolvente, aromática e com grande potencial de guarda. De origem romena, terra do vampiresco Vlad, mas foi na Hungria que atingiu seu ápice. Hoje serve como base dos grandes vinhos de sobremesa da região Tokaji e se responsabiliza por excelentes vinhos brancos, que nem este.
Este Tokaji seco foi elaborado pela Pajzos, considerado entre os melhores produtores da uva Furmint na atualidade e entre os mais importantes da Hungria. Pajzos é projeto da família Laborde, da Château Clinet, em Pomerol, junto com enólogo estrela Michel Rolland.
No verão de 1991, os falecidos Jean-Michael Arcaute e Jean-Louis Laborde lideraram um grupo de 12 amantes do vinho e adquiriram o Château Pajzos, realizando no mesmo ano a primeira colheita e vinificação. Hoje, o Domaine de 100 ha (55 ha de vinhedos) está sob propriedade exclusiva da família Laborde, que também é dona do Château Clinet em Pomerol. Quem administra é Ronan Laborde e sua equipe de vinificação.
A propriedade está localizada no coração da região de Tokaji, nas encostas que cercam a famosa vila vinícola de Sárospatak. Foi reconhecida por muito tempo por ter um dos melhores vinhedos da região. Seus solos vulcânicos e rochosos garantem que as variedades nativas sejam ricas em acidez e concentração natural, e a localização entre os rios Bodrog e Tisza o torna ideal para atingir a podridão nobre, indispensável para produzir os vinhos Aszú.
● Composição de Uvas: Blend de uvas 85% Furmint, 10% Hárslevelu e 5% Muscat Blanc.
● Notas de Degustação: Amarelo levemente dourado. Elaborado a partir da grande variedade branca do país, este Furmint assinado por Château Pajzos revela boa textura de boca, com acidez refrescante, além de notas de frutas de polpa amarela, flores brancas e agradável toque de manga madurando. Pêssego, damasco, carambola, laranja lima e maracujá (ainda não maduro), oferecem uma sensação de leveza, frescor e alta complexidade, apoiada por ótima acidez. Um belíssimo exemplar da complexidade e frescor dos brancos secos de Tokaj.
● Estimativa de Guarda: Segundo a vinícola, o potencial de guarda é de 4 anos. Beba, portanto com o frescor da fruta no vinho.
● Reconhecimentos: 93 Decanter (Pelo preço, é uma “pechincha”!)
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes brancas grelhadas, pescados e frutos do mar, além de risoto de queijo, massas com molhos brancos e saladas com queijos de cabra.
● Serviço: servir entre 7ºC e 10ºC. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).
● Valor: $$
● Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407





Comentários